——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————-
Para quem está chegando agora aqui no canal, quando nós falamos de buracos negros, vale ressaltar que existem buracos negros de diferentes massas.
Basicamente é a massa que vai definir como é esse buraco negro.
Nós temos os buracos negros no centro da maior parte das grandes galáxias que são os chamados buracos negros supermassivos e até os ultramassivos hoje, com massa na casa dos milhões e bilhões de vezes a massa do Sol, esses são relativamente bem conhecidos.
Temos também, os buracos negros de massa estelar, buracos negros com massa na casa das dezenas e dos milhares de vezes a massa do Sol. Esses são conhecidos graças às ondas gravitacionais.
Temos ainda buracos negros primordiais que se formaram no início do universo, pelo colapso direto de grandes nuvens de poeira e gás.
E devemos ter um tipo de buraco negro com massa intermediária entre os estelares e os supermassivos.
O problema é que como esses buracos negros não se alimentam de tanta matéria e nem colidem, nós ainda não temos a confirmação da sua existência.
Para tentar encontrar esses buracos negros misteriosos, os astrônomos buscam por efeitos, perturbações que eles poderiam causar na matéria próxima.
E foi assim que surgiu mais um candidato a buraco negro de massa intermediária.
Astrônomos usaram as antenas do ALMA do ESO no Chile e observaram perturbações, ondulações numa região de gás interestelar.
o que os astrônomos descobriram ao fazer um estudo detalhado foram correntes de gás orbitando uma fonte invisível, tudo isso acontecendo a cerca de 26 mil anos-luz de distância, ou seja, próximo do centro da nossa galáxia.
Os astrônomos observaram essas correntes de gás, a uma elevada velocidade, que desconfiaram que algo deveria estar atraindo elas.
Eles pensaram que poderia ser um aglomerado de estrelas, porém, a densidade seria muito elevada, e além disso, não havia indicativos de luz nenhuma proveniente dessa região central.
Ao fazerem os cálculos eles chegaram à conclusão que muito provavelmente o que existe ali no meio é um buraco negro de massa intermediária, uma massa prevista equivalente a 320 mil vezes a massa do Sol.
Identificar até evidências desses buracos negros é algo raro, existem somente mais 2 candidatos perto do centro da galáxia.
Isso porque esses buracos negros podem ser engolidos pelo buraco negro supermassivo central da nossa galáxia.
No caso desse candidato, estima-se que em 10 mil anos, ele consuma o material ao seu redor e saia vagando, mudando de posição na Via Láctea, encontrando um outro local para se alimentar.
Embora seja uma forte evidência, os astrônomos não podem bater o martelo e dizer que definitivamente encontraram um buraco negro de massa intermediária, serão necessários mais estudos para isso.
#BuracoNegroErrante #IMBH
Campus Party Com o space today:
#SPACETODAYNACPBR12
Evento do Eclipse no Facebook:
https://www.facebook.com/events/287830488556817/?active_tab=about
fonte:
https://arxiv.org/pdf/1812.10733.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br