A Apple vem avisando há alguns anos que um de seus planos é parar de dar suporte a aplicativos incompatíveis com processadores 64 bits. Mas parece que a hora, finalmente, chegou.
Com o lançamento de seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, iOS 11, previsto para setembro, a Maçã poderá remover da App Store quase 200 mil aplicativos, sendo sua maioria, games. Para a maioria dos usuários de iPhone, os itens da lista são jogos mais antigos, já que os desenvolvedores desses aplicativos têm pouco incentivo financeiro para atualizá-los.
O que está acontecendo é que, de acordo com as informações divulgadas, a partir de agora todos os apps terão que ser compatíveis com os processadores 64 bits, que operam desde 2013, ocasião da chegada do iPhone 5S.
Pensando em auxiliar os usuários, a gigante de Cupertino lançou uma ferramenta que mostra quais aplicativos serão descontinuados na próxima grande atualização do iOS. O recurso está disponível para proprietários de iPhone e iPad que estejam rodando o iOS 10.3.
Seguindo o menu “Ajustes”> “Geral”> “Sobre”> “Aplicativos”, é posível acessar a lista de todos os apps instalados que não são executados no modo 64 bits. “Se nenhuma atualização estiver disponível, entre em contato com o desenvolvedor do aplicativo para obter mais informações”, diz o aviso da Apple.
Até o momento a Maçã não confirmou oficialmente que o iOS 11 matará os aplicativos de 32 bits, mas, pelo visto, a World Wide Developer’s Conference (WWDC) de 2017 será determinante para isso.
Fonte: The Guardian