Esse vídeo foi feito com base nas imagens adquiridas pela sonda Mars Express da ESA e mostra a Cratera Neukum, uma cratera com 102 km de diâmetro localizada no hemisfério sul de Marte.
A cratera tem esse nome em homenagem ao físico alemão e cientistas planetário, Gerhard Neukum, um dos fundadores da missão Mars Express da ESA que inspirou e liderou o desenvolvimento da câmera estereográfica de alta resolução que viaja ao redor de Marte a bordo da sonda.
Essa complexa cratera de impacto tem uma história geológica diversa como indica várias feições no anel e no seu assoalho. O que se destaca são os campos escuros de dunas, provavelmente feitos de material vulcânico soprado e moldado pelos fortes ventos.
O interior raso da cratera foi preenchido por sedimentos ao longo de sua história. Ela também é marcada com duas depressões irregulares, que podem ser um sinal de um material mais fraco que foi erodido, deixando para trás algumas ilhas de material mais resistente.
Com o passar do tempo o anel da cratera passou por diferentes graus de colapso, com deslizamentos de terra e escorregamento de material que podem ser visíveis, nas paredes da cratera. Muitas crateras menores também estão sobrepostas ao anel e também marcam o seu interior desde que a Cratera Neukum foi formada, destacando sua longa história geológica.
A Cratera Neukum está localizada na região de Marte conhecida como Noachis Terra, uma das regiões mais antigas do Planeta Vermelho, com idade de no mínimo 3.9 bilhões de anos.
Fonte:
http://www.esa.int/spaceinvideos/Videos/2018/05/Flight_over_Neukum_crater
Artigo original:
spacetoday.com.br