VIDA NA TERRA SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AOS IMPACTOS DE ASTEROIDES | SPACE TODAY TV EP1920

PARA SE INSCREVER NO CURSO BIG BANG – ASTRONOMIA PARA LEIGOS E APRESSADOS ACESSE O SITE:

SPACE TODAY STORE:

Um dos grandes mistérios do nosso planeta e que tem um impacto direto nas nossas vidas é como surgiram os elementos voláteis.

Teoricamente, eles devem ter sido atribuídos na Terra tardiamente, ou melhor dizendo, depois que a Terra já teria tido uma diferenciação entre seu núcleo e o seu manto.

Para quem não sabe são esses elementos voláteis que tornaram a Terra um local propício para o surgimento e o desenvolvimento da vida.

Para podermos descobrir quando esses elementos voláteis surgiram na Terra, é preciso estudar determinados isótopos, entre eles o selênio.

O selênio possui determinadas propriedades que faz com que seja possível determinar se ele se formou no início da história da Terra ou tardiamente, e a partir disso é possível contar a história do nosso planeta.

Então é fácil, basta encontrar amostras de rochas que tenham o selênio e a partir daí traçar toda a história, certo?

Certo nada, isso é muito complicado de ser feito.

Primeiro, falando de maneira direta não deveria existir selênio no manto da Terra, no início da formação da Terra, ele foi atraído pelo ferro e as assinaturas de selênio foram apagadas.

Mas um grupo de pesquisadores resolveu comprovar isso, ou seja, se não existia mesmo selênio no manto terrestre, então eles conseguiram algumas amostras.

Essas amostras chegam na superfície por processos tectônicos.

Esse grupo de pesquisadores desenvolveu um método capaz de estudar os isótopos de selênio nessas amostras, e adivinha só, encontraram o tal do selênio.

Isso fez com que os pesquisadores concluíssem que esse selênio foi adicionado posteriormente na Terra, depois que o núcleo e o mando já haviam se diferenciado, em algum momento entre 4.5 e 3.9 bilhões de anos atrás.

Mas e daí, de onde veio o selênio?

Os pesquisadores estudaram amostras de meteoritos do tipo côndrito carbonáceo e fazendo o estudo de isótopos descobriram que o selênio encontrado na Terra, era semelhante ao encontrado nos meteoritos.

Isso quer dizer que, em algum momento na história de vida da Terra, os asteroides côndritos carbonáceos que são provenientes do sistema solar profundo, muito além do cinturão de asteroides, se chocaram com a Terra.

Nessas colisões eles depositaram o selênio no manto terrestre, esse selênio que estamos estudando hoje.

Além disso os pesquisadores também conseguiram quantificar que além do selênio os asteroides trouxeram para a Terra outros elementos fundamentais para a vida e cerca de 60% da água do nosso planeta.

Sendo que eles foram responsáveis pela formação dos oceanos na Terra, e por consequências essenciais para o desenovlimento da vida.

Pois essas substâncias voláteis contribuíram para a formação da atmosfera da Terra, criando todas as condições necessárias para a vida.

#Terra #Asteroides #VidaNaTerra