O Facebook contratou um reforço de peso para a equipe de hardware da Oculus VR, fabricante do Rift. Michael Hillman, veterano com mais de 15 anos de trabalho na Apple, agora será o responsável pelo planejamento de lançamento de produtos e liderança dos times de engenharia da companhia, que fabrica um dos principais dispositivos de realidade virtual em operação atualmente.
Participando de times de design e engenharia da Apple durante os anos em que passou na empresa de Cupertino, Hillman foi um dos nomes por trás do lançamento do iMac. Os populares computadores coloridos da Maçã foram responsáveis por um surto de vendas e também por fazerem os olhos dos consumidores se voltarem para a companhia, constituindo um de seus maiores sucessos no campo do hardware.
Com o sucesso, ele ascendeu de posto dentro da companhia e acabou se tornando o arquiteto-chefe de todas as máquinas desktop da empresa, até assumir um papel confidencial no time de hardware, o qual ocupou por quatro anos. Ele deixou a Apple em 2015 e se uniu à Zoox, uma startup do mercado de carros autônomos, como vice-presidente de projetos especiais.
Agora, ele vai trabalhar diretamente com Hans Hartmann, diretor de operações da Oculus VR, e terá como uma de suas responsabilidades idealizar e executar o roadmap de lançamento de novos dispositivos. Ele assumiu o posto de diretor de hardware em fevereiro e deve ter participação ativa no projeto intitulado Santa Cruz, que pretende acabar com a necessidade de fios do Rift para tornar sua experiência, em um futuro próximo, independente até mesmo de um computador.
Esse é, inclusive, um dos maiores ideais de Mark Zuckerberg e também um dos motivos que o levaram a comprar a Oculus VR. Para ele, a realidade virtual é o futuro da tecnologia e tem aplicações que vão muito além dos jogos, apesar de este segmento ser o foco inicial das vendas. Ele prevê utilizações nos segmentos de comunicação, redes sociais, educação, reabilitação e medicina, apenas para citar alguns.
A chegada de Hillman marca a segunda contratação de peso para o time de hardware da Oculus VR. No final de janeiro, a companhia anunciou que Hugo Barra, vice-presidente global da Xiaomi, estaria deixando a companhia chinesa de smartphones para se tornar diretor de todo o setor de realidade virtual da empresa. Um reforço que, segundo analistas, tem como principal foco a transformação do Rift em um dispositivo também mobile.
Fonte: Bloomberg