Pelo visto, a Microsoft está realmente interessada em avançar sobre o terreno conquistado pela Google com o Chromebook. Já é quase certo que a empresa vai lançar uma versão do Windows 10 baseado na nuvem em um evento no início de maio, mas um novo rumor mostrar que a ideia é ir além de simplesmente rivalizar com o Chrome OS. De acordo com um documento vazado, ela está planejando lançar um computador de baixo custo exatamente para explorar este mesmo nicho de mercado.
Como aponta o site Windows Central, será uma versão bem mais simples do Surface, projetada especificamente para receber o que chama de Windows 10 Cloud — o tal sistema baseado na nuvem. A ideia seria apostar em uma configuração de entrada para baratear os custos e, com isso, avançar sobre o público estudantil.
Trata-se da mesma estratégia adotada pelo Google com o Chromebook e que vem dando muito certo. De acordo com dados divulgados no ano passado pela International Data Corporation, a empresa dominava 49% de participação de mercado na educação primária e secundária nos Estados Unidos. E, levando em conta que a Microsoft já antecipou que o evento do dia 2 de maio será focado na parte educacional, todas as peças do quebra-cabeça se encaixam.
Assim, segundo os documentos vazados, uma das metas do Surface escolar seria garantir uma autonomia da bateria considerável para que os alunos ficassem longe da tomada por longos períodos. A expectativa da Microsoft é fazer com que a carga dure por mais de 10 horas, considerado o suficiente para um estudante passar o dia.
Além disso, é citado que, para rodar o Windows 10 Cloud, o computador teria de contar com um processador Celeron de quatro núcleos, 4 GB de RAM, 32 GB de RAM (ou 64 GB para versão 64 bits), armazenamento via eMMC ou SSD e uma bateria maior do que 40 WHr. É dito ainda que uma caneta e sistema touch são opcionais.
E a preocupação com o Chromebook é tão grande que o documento da Microsoft traz até mesmo uma tabela comparativa apontando as principais especificações do rival para que todos os parceiros saibam o que é preciso fazer para enfrentar a concorrência.
A razão por esse interesse súbito por estudantes é simples: como aponta o site The Verge, a venda de Chromebooks foi responsável por um crescimento na venda de PCs e, levando em conta que esse é um segmento que vem colecionando resultados negativos, qualquer oportunidade de respiro vem sendo agarrada com força pelas fabricantes. E como a Google é a empresa que vem dominando o setor até então, é natural que outras companhias apareçam para fazer frente e tentar conseguir a sua fatia do público.
Via: Windows Central, The Verge