O evento mais importante da cronologia de Star Wars é a Batalha de Yavin de Uma Nova Esperança. Ou, para o fã casual, a batalha da Estrela da Morte. É por isso que a maioria das fontes oficiais da linha do tempo de Star Wars se referem a eventos como “BBY” ou “ABY” (Antes e Depois da Batalha de Yavin, naturalmente). Mas imaginamos que muitos por aí não experimentaram o ataque icônico à Estrela da Morte em sua forma original. A versão de 1997 é a única amplamente disponível nos últimos vinte e cinco anos.
Mas agora, prepare-se para assistir a batalha icônica correr do jeito que o público a viu originalmente, em 1977. E por vinte anos depois, na TV e VHS. O YouTuber Prometheus of Videos nos deu uma repetição de 4k da reforma, especificamente da Batalha de Yavin IV. Você pode assistir a coisa toda aqui.
As versões “Des-especializadas” da trilogia original de Star Wars são atualizações HD feitas por fãs dos filmes de George Lucas e circulam entre os fãs há algum tempo. Eles os criaram como resposta à insistência da Lucasfilm de que as edições especiais de 1997 são as únicas oficialmente disponíveis. Bem, agora alguém os atualizou ainda mais e na glória de 4K.
Embora seja ótimo ver o modelo original funcionar mais uma vez, vê-lo nos lembra que as atualizações CGI para esta cena para a Edição Especial são realmente ótimas. E talvez a única atualização necessária (além de limpar linhas foscas) que Uma Nova Esperança realmente precisava. Desculpe, sabemos que isso é uma blasfêmia para muitos de vocês. Na verdade, apenas algumas fotos foram feitas em CGI para a versão de 97. A ILM combinou perfeitamente o maior número possível de modelos práticos originais com efeitos mais recentes. Mas, como você pode ver neste vídeo de comparação lado a lado, não são tantos quanto você pensa.
Independentemente da preferência, pelo bem da história, o corte original de Star Wars deve estar disponível. Afinal, quantos cortes de Blade Runner existem agora? E todos coexistindo lado a lado. Só podemos esperar que George Lucas suavize sua posição sobre isso no futuro. Talvez um dia tenhamos a opção de assistir ao corte de 77 de Star Wars em glória 4K no Disney + algum dia. Vamos manter a esperança viva.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br