Essa massa de gás, poeira e estrelas espiralando é uma galáxia espiral de luminosidade moderada conhecida como ESO 021-G004, localizada a apenas 130 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Essa galáxia tem algo conhecido como um núcleo ativo de galáxia. Essa frase pode soar como sendo complexa, mas isso significa, simplesmente que os astrônomos conseguem medir uma grande quantidade de radiação em todos os comprimentos de onda vinda do centro da galáxia. Essa radiação é gerada pelo material que está caindo no centro da galáxia e está encontrando ali um gigantesco buraco negro supermassivo . À medida que o material cai em direção ao buraco negro, parte desse material é colocado numa órbita ao redor do buraco negro, numa estrutura conhecida como disco de acreção. Esse material se torna então super aquecido, à medida que gira ao redor do buraco negro emitindo uma radiação de alta energia característica, até ser devorada, aí outra matéria é colocada ali no disco de acreção, aquece, gira, emite radiação e depois é devorada e assim sucessivamente.
Para fazer essa imagem, os astrônomos usaram dados obtidos pela Wide Field Camera 3 a bordo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, D. Rosario et al.
Fonte:
https://spacetelescope.org/images/potw1951a/
Artigo original:
spacetoday.com.br