Vinte e cinco anos Star Wars foi oficialmente mudado para sempre, para ser mais exato, em 31 de janeiro de 1997, a 20th Century Fox lançou a edição especial de Star Wars: A New Hope, com várias adições que se tornariam tão controversas quanto qualquer coisa na cultura pop moderna. E embora seja fácil lembrar os lançamentos das décadas de discussão e argumento que inspiraram, alguns podem ter esquecido que também eram imensamente populares. Na verdade, argumentamos que, sem o sucesso renovado que as edições especiais trouxeram à franquia, talvez nunca tivéssemos visto as prequelas ou, em 2012, a compra da Lucasfilm pela Disney.
Quando a Disney comprou a Lucasfilm em 30 de outubro de 2012, uma das primeiras coisas sobre as quais os fãs especularam foi se a empresa traria de volta as versões originais da trilogia original – para “desespecializar” as edições especiais, já que os fãs tentam fazê-lo por conta própria a décadas. Até agora isso não aconteceu, e não parece provável, com o lançamento mais recente dos filmes originais remanescentes dos DVDs de 2006 (eram extras, lembram, uma raridade hoje em dia, eu ainda tenho). No entanto, na quase década que a Disney controlou Star Wars, a empresa abordou as edições especiais de várias maneiras diferentes. Alguns são bons, alguns são ruins, alguns são surpreendentes, e todos eles se somam a uma visão bastante obscura do legado contínuo das Edições Especiais.
Como a Disney abraçou as edições especiais de Star Wars…
É quase um acaso que o 25º aniversário das edições especiais de Star Wars esteja caindo quando isso aconteceu. Isso porque na semana passada, a Disney teve sua melhor recompensa de edição especial até agora. No quarto episódio de The Book of Boba Fett, “The Gathering Storm”, vimos Boba e Fennic Shand voarem para o poço de Sarlacc para procurar sua armadura. À medida que o navio se aproximava cada vez mais da abertura, o bico e os tentáculos do Poço saltaram e se prenderam ao navio. A cena de ação resultante foi como algo saído de um baú de brinquedos de Star Wars enquanto a nave lutava para sair das garras do Sarlacc, eventualmente fazendo isso liberando uma carga de profundidade.
Talvez seja o mais importante que um ajuste de edição especial tenha realmente importado em anos. Os tentáculos e a boca do Sarlacc foram introduzidos na Edição Especial de O Retorno do Jedi em uma tentativa de tornar o poço mais dinâmico e ameaçador. Foi uma daquelas mudanças que os puristas não adoraram, mas meio que aceitavam, em comparação com outras. E agora, anos depois, a mudança foi realmente usada para o bem. O Sarlacc revidou! Obrigado Edições Especiais.
Mas não para por aqui. Os programas Disney+ Star Wars fizeram uso extensivo da expansão de Uma Nova Esperança para Tatooine. Na edição especial, George Lucas adicionou extensões CGI que tornaram várias cidades no planeta deserto mais expansivas e agora essas vistas se tornaram uma parte fundamental tanto de The Mandalorian quanto de The Book of Boba Fett. Além disso, criaturas apresentadas nessas cenas, como Rontos, foram usadas em lugares como os parques temáticos Star Wars Galaxy’s Edge. Nada disso muda o jogo, nem é tão proeminente quanto a recente aparição do Sarlacc, mas mostra que às vezes a Disney colocou as mudanças em bom uso – e que, para melhor ou para pior, as edições especiais são exatamente o que o Star Wars original é para a maioria das pessoas neste momento ..
… E como a Disney os ignorou
Uma das maiores adições, literalmente, à Edição Especial de Uma Nova Esperança é a cena do encontro de Jabba the Hutt com Han Solo. A cena se tornou a primeira vez que Boba Fett foi apresentado cronologicamente na trilogia original, e é destacada pelo momento incrivelmente estranho em que Han fica atrás e em cima de Jabba.
Desde que esse momento se tornou parte da história de Star Wars, a franquia viu vários outros Hutts por aí. A maioria deles estava em The Clone Wars (que não foi, até temporadas posteriores, criação de Star Wars da Disney, trazida para a nova continuidade retroativamente quando o cânone foi reiniciado) e, recentemente, vimos dois novos em The Book of Boba Fett. E ainda! Nenhum dos outros personagens fica atrás ou em cima desses personagens! Que diabos? Apagamento da Canon em sua forma mais trágica! Estamos brincando, é claro, mas também há outra maneira pela qual a Disney está ignorando as edições especiais e é que a empresa as manteve vivas em primeiro lugar.
Ignorando algo, mantendo-os vivos? Como isso funciona? Bem, é uma espécie de complacência. A Disney herdou o legado de Star Wars, poderia fazer qualquer coisa com ele e ainda ignorou o desejo considerável dos fãs de abraçar as edições originais no Streaming do Disney+, lançamentos físicos, todas as chances de trazer de volta os originais permaneceram inalteradas. São apenas as edições especiais, repetidas vezes, sem nenhuma explicação real por trás disso.
Olha, nós entendemos. Essas eram as versões preferidas de George Lucas. Você quer honrar o Criador. Mas Lucas não é mais dono de Star Wars, para melhor ou pior, Mickey Mouse agora é. (eu acho. Fico confuso). E em uma época em que Star Wars está tentando atender seus fãs mais fervorosos, um lançamento adequado das versões originais, teatrais e inalteradas dos filmes seria um dos maiores anúncios da cultura pop nos últimos anos. Não precisamos apagar as Edições Especiais – apenas faça delas suas próprias coisas e dê às pessoas a opção pelo menos. Mas não aconteceu.
Como a Disney ainda está se envolvendo com as edições especiais
Talvez o maior e mais estranho cruzamento entre a Disney e as edições especiais tenha acontecido em 12 de novembro de 2019. Esse foi o dia em que o Disney+ foi lançado em todo o mundo, bem como a estreia de The Mandalorian. Obviamente, The Mandalorian e o próprio serviço de streaming foram e continuam sendo os pilares de como a Disney cria Star Wars, com muito do futuro da saga atualmente envolvido em séries para a plataforma. Mas nesse dia, as Edições Especiais também mudaram. Porque esse foi o dia em que a já controversa edição especial de Greedo atirando em Han Solo primeiro em Uma Nova Esperança foi alterada com Greedo gritando “Maclunky!”.
Agora, aparentemente, isso foi algo que o próprio George Lucas mudou durante uma remasterização em 4K que ocorreu antes da venda para a Disney – simplesmente não havia uma oportunidade de lançá-lo antes. E, no entanto, agora a Disney abraça “Maclunky”. É usado como uma piada corrente, mais famosa na cena de crédito final da segunda temporada de The Mandalorian, quando um personagem diz isso quando Boba Fett e Fennic Shand entram no Palácio de Jabba. A implicação é que essas edições especiais de Star Wars ainda não secaram, mesmo 25 anos depois. A tinta ainda está molhada, eles ainda podem ser alterados, ainda que levemente, e até mesmo serem feitos para informar histórias futuras.
Então “Maclunky” é o fim? Vamos ter Ronto: Uma História Star Wars? A criação de “Jedi Rocks”? Vinte e cinco anos após o lançamento das Edições Especiais de Star Wars mudaram e informaram tudo o que aconteceu desde então, elas continuam não tão cruciais, complexas e controversas como sempre. Eles são uma peça viva de Star Wars. Uma desculpa para voltar à história da franquia e adicionar mais história, com programas como The Book of Boba Fett ou Obi-Wan Kenobi. Em última análise, porque as Edições Especiais mudaram em primeiro lugar, elas têm e podem continuar sendo uma tela e inspiração para histórias do futuro.
Traduzido e adaptado do Gizmodo.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br