Os braços da galáxia espiral barrada NGC 1672 varrem essa bela imagem, capturada pelo Telescópio Víctor M. Blanco de 4 metros no Observatório Interamericano Cerro Tololo (CTIO), um programa do NOIRLab da NSF. A NGC 1672 é um mistério celestial, pois é difícil definir sua atividade galáctica. O núcleo é cercado por um anel de gás quente preenchido com fontes pontuais individuais de luz de raios-X, em outras palavras, estrelas brilhantes recém-formadas. No entanto, o próprio núcleo luminoso da NGC 1672 brilha intensamente em vários tipos de luz, desde raios-X até infravermelhos. Conhecido como um núcleo Seyfert Tipo 2 , é um exemplo de um tipo específico de núcleo galáctico ativo(AGN) e provavelmente um buraco negro supermassivo. Estrelas jovens frágeis e um AGN destrutivo não devem necessariamente estar tão próximos, e sua proximidade nesta galáxia cria um enigma. Galáxias como NGC 1672 podem abrir novos caminhos para entender as atividades e comportamentos das galáxias e, por sua vez, ser reunidas para discernir a evolução a longo prazo das galáxias.
Os dados para esta imagem foram coletados usando a Dark Energy Camera no Telescópio de 4 metros Víctor M. Blanco para o Dark Energy Survey, que mapeou milhões de galáxias para determinar a natureza da energia escura. A análise dos dados do Dark Energy Survey é apoiada pelo Departamento de Energia e pela National Science Foundation, e o arquivo científico Dark Energy Camera é curado pelo Community Science and Data Center no NOIRLab.
Crédito:
Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURAProcessamento de imagem: TA Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NOIRLab da NSF)
Fonte:
https://noirlab.edu/public/images/iotw2205a/
O post Um Belo Vórtice Galáctico apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br