Um Belo Retrato Artístico de Júpiter

Mestre Jedi Um Belo Retrato Artístico de Júpiter

Tempestades tumultuosas são vistas no hemisfério norte de Júpiter, nessa imagem feita pela sonda Juno da NASA.

Como o nosso planeta, Júpiter tem ciclones e anticiclones, juntamente com jet streams de alta velocidade que circulam o seu globo. Essa imagem captura um jet stream chamado de Jet N6, localizado na parte mais a direita da imagem. O jet stream está perto de uma feição anticiclônica oval branca que é a feição circular mais brilhante na parte superior direita da imagem. A Pequena Mancha Vermelha Norte Norte também é visível nessa imagem.

A imagem foi feita no dia 16 de Julho de 2018, às 2:00, hora de Brasília, enquanto a sonda realizava sua décima quarta passagem próxima de Júpiter. No momento da imagem, a Juno estava a cerca de 17 mil quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter sobrea latitude 59 graus.

Os cientistas cidadãos Brian Swift, e Seán Doran criaram essa imagem usando dados da JunoCam. A imagem foi rotacionada no sentido horário de modo que o norte está para a direita. As estrelas foram adicionadas artificialmente para gerar um efeito de fundo.

As imagens brutas da JunoCam, estão disponíveis em: www.missionjuno.swri.edu/junocam, para que o público possa processá-las.

Mais informação sobre a missão Juno pode ser encontrada online, em:

http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA gerencia a missão Juno para seu principal pesquisador, Scott Bolton, do Southwest Research Institute em San Antonio. A Juno é parte do New Frontiers Program da NASA que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no alabama, para o Science Mission Directorate da NASA. A Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a sonda. O Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA22428

Mestre Jedi Um Belo Retrato Artístico de Júpiter

Artigo original:
spacetoday.com.br