TSUNAMI CÓSMICO PODERIA EXPLICAR O PLANETA 9 | SPACE TODAY TV EP.1731

Existe uma hipótese sobre a existência do Planeta 9, que diz que ele pode ter sido um planeta capturado, pelo nosso sistema, quando uma estrela passou perto do Sistema Solar.

Não só o Planeta 9, mas até mesmo o comportamento estranho de objetos no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort também poderiam estar ligados a um evento desse tipo.

A questão é, será que a aproximação de uma estrela poderia mesmo remodelar toda a parte externa de um sistema planetário como o nosso?

Responder essa pergunta não é algo fácil, pois o nosso sistema não possui tantas pistas assim, para que se possa fazer esse tipo de análise.

Mas alguns sistemas de exoplanetas podem sim ter a resposta para essa pergunta.

Uma característica de alguns sistemas planetários é apresentar planetas desalinhados, planetas esses que provavelmente sofreram algum efeito devido ao encontro de suas estrelas com outras.

Um grupo de pesquisadores, tentando encontrar evidências desses efeitos, esses verdadeiros tsunamis cósmicos, resolveram observar o sistema estelar HD 106906, ao redor dessa estrela temos o exoplaneta HD 106906b, que tem 11 vezes a massa de Júpiter e está a 738 vezes mais distante da estrela do que a Terra está do Sol.

Nesse caso, o exoplaneta pode ser observado diretamente, e com imagens feitas com a Gemini Planet imager, do Telescópio Gemini, os astrônomos descobriram que a estrela possui um cinturão de cometas deslocado e o planeta também tem um alinhamento assimétrico com o disco, indicando que algo perturbou o sistema.

Para saber o que aconteceu, os astrônomos usaram os dados da missão Gaia, da ESA, que mede com precisão parâmetros de estrelas, entre eles, o movimento e a posição.

Com isso, os astrônomos podem rebobinar o filme e com isso descobriram que cerca de 461 estrelas estavam localizadas no mesmo aglomerado da HD 106906 e que a cerca de 3 milhões de anos atrás um sistema binário se aproximou da estrela.

E essa aproximação pode ter dado início a uma sucessão de perturbações, que fez com que o planeta fosse expulso de um sistema e ficasse estável na órbita de outro.

O que fortalece essa hipótese é que o ângulo com o qual o sistema se aproxima é o mesmo no que o planeta se encontra.

Isso pode muito bem ter acontecido na infância do nosso Sistema Solar, e nesse processo o hipotético Planeta 9 pode ter sido expulso de um sistema e capturado pelo nosso.

Isso explicaria também a nuvem de Oort e poderia até ajudar a explicar o Oumuamua.

Os pesquisadores estão esperando o novo catálogo da missão Gaia para continuar os estudos e podem até mesmo estender esses estudos para o nosso Sistema Solar.

Vamos aguardar, mas parece ser uma explicação interessante para alguns mistérios que circundam o nosso sistema planetário.

#Planeta9