Publicaremos aqui no site alguns textos escritos pelo convidado Pablo Kimy Mondragón Salinas, contando a História do Universo Expandido ao longo dos anos. Fique agora com o primeiro destes textos:
Com a chegada do novo filme, percebi que desde a época das prequels, a LucasFilm lança livros e HQs que completam os filmes durante seu lançamento. Atualmente tem o “Journey to Star Wars: The Rise of Skywalker”. Mas nem sempre foi assim, na época da Trilogia Original apenas se lançou o livro “Splinter of the Mind’s Eye” e uma série de HQs da Marvel (ambos atualmente Legends).
Em 1998 começou uma série de HQs chamada Star Wars: Republic contando histórias sobre a República, começando antes do Episódio I mas que foi até um pouco depois do Episódio III terminando em 2005.
Após o lançamento de A Ameaça Fantasma saiu o livro “Cloak of Deception” que explica todo o contexto político da Federação de Comércio ajudando no entendimento do plot do Episódio I.
Nessa época tbm foi lançada a série de 11 livros “Jedi Quest” se passando durante o treinamento de Anakin. É num desses livros que Obi-Wan e Anakin caem um ninho de Gundarks, famosa referência feita no Episódio II (No caso esse livro saiu após o filme II).
O livro “The Aproaching Storm” se passa logo antes do Episódio II e mostra um conflito no planeta Ansion que tem raízes separatistas e complementa um pouco da trama de Ataque dos Clones. O filme menciona que Obi-Wan e Anakin acabaram de chegar de Ansion e estão disponíveis para proteger Padmé.
É nesse contexto que surgiu o projeto Clone Wars (2002-07) onde sairam livros, HQs, jogos e um desenho animado relacionado ao tema. Eles tinham uma cronologia bem definida e muito coesa (que viria a ser abalada com o lançamento de The Clone Wars em 2008). Várias coisas importantes aconteceram nessas histórias, entre elas a cerimônia do Anakin se tornando Cavaleiro Jedi e ele recebendo sua cicatriz numa luta com Asajj Ventress.
James Luceno, que escreveu “Cloak of Deception” ficou encarregado de escrever um livro prequel do Episódio III chamado “Labyrinth of Evil”, que é mencionado no filme quando Obi-Wan se refere a Cato Nemodia, além de introduzir o sequestro de Palpatine. E após o lançamento do filme ele lançou o livro sequel chamado “Dark Lord: Rise of Vader” se passando logo após o final do filme. Quando a HQ “Republic” acabou, se lançou outra série chamada “Dark Times” que continuou a trama do livro de Luceno.
Semana que vem continuo com a chegada de The Clone Wars em 2008.
Por Pablo Kimy Mondragón Salinas
Artigo original:
sociedadejedi.com.br