A Toyota está se juntando com a agência espacial japonesa para planejar uma missão para a Lua, com a expectativa do desenvolvimento de um rover lunar.
Não é a primeira vez que a Toyota irá para o espaço, mas dessa vez ela pretende entrar com força total no ramo espacial. A Toyota desenvolveu pequenos robôs que foram mandados para a ISS.
“Nós estamos planejando cooperar com a Toyota na missão de exploração da Lua”, disse o porta-voz da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, a JAXA.
Os detalhes serão anunciados pela JAXA e pela Toyota, na próxima semana, quando a agência espacial irá fazer um simpósio em Tóquio, disse o porta-voz para a AFP.
A Toyota também confirmou os planos de anunciar um projeto conjunto com a JAXA na mobilidade e numa sonda espacial, mas declinou em comentar mais detalhes.
A agência de notícias Jiji Press, disse que a gigante do setor automobilístico espera desenvolver um método de mobilidade para usar na missão para a superfície lunar.
A missão é parte do interesse renovada pela Lua, algumas vezes chamada de o “oitavo continente” da Terra. Esse interesse está ressurgindo agora, 50 anos depois dos americanos caminharem pela primeira vez no nosso satélite.
Antes do ser humano colocar o pé novamente na Lua, a NASA tem planos de mandar um veículo não tripulado em 2024.
Até agora, vale sempre lembrar, que somente a Rússia, os Estados Unidos e a China fizeram a jornada até a Lua de aproximadamente 384 mil km e pousaram de forma suave no nosso satélite.
No mês passado, Israel lançou um lander, que deve chegar na Lua em 11 de Abril de 2019.
Em 2017, o Japão já havia revelado planos de colocar um astronauta na Lua por volta do ano de 2030.
Fonte:
https://phys.org/news/2019-03-moon-shot-toyota-japan-space.html
Artigo original:
spacetoday.com.br