A estreia da terceira temporada de The Mandalorian foi incrível. E fora o que aconteceu ali, temos a estréia de uma Baleia to tempo. O episódio apresentou uma das criaturas mais importantes de Star Wars, a purrgil. Quem são essas criaturas gigantes e lindas? O que os torna uma parte tão vital da franquia? E o que significa a aparição deles em The Mandalorian? Aqui está tudo o que sabemos sobre purrgil e o que eles significam para alguns Jedi importantes.
Então vamos começar com o básico: O que são as Baleias Gigantes do Espaço, o Purrgil?
As Purrgil são animais semi-sensíveis e de cabeça grande que mais se assemelham às baleias, mas com algumas diferenças notáveis. Vivendo no espaço profundo, eles têm um olho azul turvo de cada lado da cabeça. Eles também têm quatro tentáculos no final de seus longos corpos azuis e roxos. A Purrgil também ostenta barbatanas que os ajudam a voar, enquanto alguns também têm bigodes longos.
Apesar de seu habitat atípico, as criaturas elegantes com dentes ovais ainda precisam de um gás verde raro e específico para respirar. E sem Clouzon-36, que eles podem localizar em planetas e luas, seus corpos começam a ficar marrons e cinzas. Mas com o Clouzon-36 (o mesmo gás usado como combustível do hiperpropulsor) eles são capazes de “viajar grandes distâncias” entre as estrelas.
As criaturas graciosas, mas imponentes, voam juntas em grupos conhecidos como grupos, bandos ou enxames. Os grupos podem consistir em até 12 membros, com o líder conhecido como King Purrgil. A maioria é do tamanho de pequenas naves, mas um tipo conhecido como Purrgil Ultra pode crescer muito mais.
Esses gigantes podem atingir o equivalente em comprimento a metade de um Destróier Estelar da classe Imperial. Com base em seu tamanho relativo ao N-1 Starfighter de Din Djarin, Grogu provavelmente viu Purrgil Ultras voando pelo hiperespaço em seu próprio túnel do hiperespaço. Purrgil não são apenas capazes de viajar em hipervelocidade, no entanto. Dizem que eles inspiraram as próprias aspirações hiperespaciais dos humanóides.
E porque elas são odiadas e reverenciadas?
A Purrgil não é estranho para os contrabandistas, piratas, pilotos e outros viajantes da galáxia muito, muito distante. Hera Syndulla chamou os animais de “perigosos” por causa de sua propensão a vagar pelas pistas do hiperespaço. Muitos seres perderam suas vidas em colisões com purrgil. Mas é improvável que as baleias espaciais causem intencionalmente esses incidentes, embora tenham um tipo de inteligência própria. A Purrgil não é imune a ferimentos, e os pilotos caçaram e mataram muitos dos animais para tornar as viagens interestelares de alta velocidade mais seguras.
Mas outros acreditam que toda a galáxia tem uma dívida com o purrgil. Alguns acreditam que a habilidade natural das criaturas de viajar pelo hiperespaço serviu como um guia para as raças sencientes aprenderem como se mover mais rápido que a velocidade da luz. Sem purrgil, a viagem entre sistemas estelares ainda poderia ser impossível na galáxia. É por isso que algumas das primeiras naves hiperespaciais receberam o nome de purrgil. Seus túneis de hiperespaço foram inspirados pelas próprias pistas do hiperespaço pelas quais eles vagam.
O estudo de cérebros e corpos de purrgil levou tanto Jedi quanto Sith a criar rastreadores. Essas relíquias antigas, que se mostraram tão importantes em A Ascensão Skywalker, permitiram que os usuários da Força navegassem em extensões de espaço especialmente difíceis.
E onde elas já apareceram antes?
Embora mencionado em algumas publicações de Star Wars, a maioria das aparições de purrgil até agora aconteceu em Star Wars Rebels. As baleias espaciais místicas também causaram uma grande impressão durante sua estreia na série animada. Apesar dos temores de Hera sobre as criaturas, o Padawan Jedi Ezra Bridger e o Cavaleiro Jedi Kanan Jarrus persuadiram a tripulação da Ghost a seguir o purrgil. Durante uma batalha que se seguiu com uma refinaria de gás Clouzon-36 sob controle imperial, um purrgil salvou a vida de Ezra. Ele então teve uma visão no olho do animal, formando uma forte conexão mágica entre os dois. Ezra então montou o purrgil enquanto ajudava a Ghost a pegar o gás tão necessário.
Enquanto a serena purrgil apareceu no show várias vezes, seu momento mais importante veio durante o final do desenho e o maior momento de necessidade da Ghost.
E qual foi essa participação tão importante?
Star Wars Rebels terminou com os habitantes de Lothal tentando libertar o planeta do controle imperial. Sem uma frota própria para igualar a que o Grande Almirante Thrawn comandava, Ezra Bridger e seus amigos precisavam de ajuda. Para isso, eles recorreram ao purrgil, que convocaram para lutar com eles em um ataque surpresa. As baleias espaciais trabalharam com a Ghost para destruir muitas das naves imperiais que serviam de bloqueio.
Mas com Thrawn por perto, Lothal nunca estaria seguro, e é por isso que Ezra Bridger elaborou um plano secreto para se sacrificar, salvando seus amigos e seu planeta. Ele usou a Força para fazer três Purrgil Ultra atacarem Thrawn e sua nave. Os animais agarraram o Grande Almirante e pularam no hiperespaço, levando Thrawn e Ezra com eles para uma região desconhecida da galáxia.
Na cena final de Star Wars Rebels, Sabine Wren e Ahsoka Tano partem para encontrar Ezra, cujo paradeiro permanece desconhecido durante a era de The Mandalorian.
E qual seria o significado delas aparecem em The Mandalorian?
Existem duas razões prováveis pelas quais as purrgil estrearam em The Mandalorian, e elas não são mutuamente exclusivas. A primeira é que essa foi uma forma de estabelecer mais uma conexão com Ezra Bridger. Quando Rosario Dawson trouxe Ahsoka Tano pela primeira vez para live-action em The Mandalorian, ela estava buscando informações sobre a localização de Thrawn. Ela não perdeu a esperança de encontrar seu amigo Ezra. Dawson logo continuará essa caçada, junto com os membros sobreviventes da Ghost, em sua própria série secundária Ahsoka.
E Parte desta história pode acontecer em The Mandalorian. A Lucasfilm não tem vergonha de fazer com que os enredos de seus programas se sobreponham de maneira significativa. Mas, no mínimo, Grogu se conectando a uma purrgil no hiperespaço é um Easter Egg que também serve como um aceno para outra entrada futura em Guerra nas Estrelas.
Mas a visão de uma purrgil pode acabar sendo muito mais importante para a pequena estrela verde de The Mandalorian. Sabemos pelas experiências de Ezra Bridger com esses animais mágicos que eles têm uma conexão especial com os usuários da Força. E como eles raramente são vistos viajando em hipervelocidade, é significativo que um pequeno e poderoso Jedi os tenha visto voando ao lado dele.
E quando elas vão aparecer novamente?
Será que Grogu eventualmente os encontrará e se tornará amigo das purrgil? Eles trarão Ezra Bridger de volta à franquia para que ele possa conhecer um jovem Jedi? Poderiam aqueles belos seres com tentáculos que viajam entre as estrelas lutar ao lado de Grogu e salvar Mandalore da mesma forma que salvaram Lothal? Ou isso foi apenas uma pequena homenagem para apreciar uma das criaturas mais importantes da franquia?
Ver as purrgil voando por um breve momento em The Mandalorian levanta um milhão de possibilidades para o papel que eles podem desempenhar em vários programas de Guerra nas Estrelas. Mas, no mínimo, isso nos deu a chance de falar sobre as purrgil, que tornou possível viajar pela galáxia muito, muito longe muito antes de qualquer nave chegar com um hiperdrive.
[Via Nerdist]
Artigo original:
sociedadejedi.com.br