ASSISTAM O VÍDEO DA NED:
https://www.youtube.com/watch?v=ocw-R7tHsdU&t=329s
————————————————————————————————————
VISITE A LOJA DO SPACETODAY:
https://www.spacetodaystore.com
————————————————————————————————————
SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:
https://www.patreon.com/spacetoday
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
————————————————————————————————————
ESCUTE O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS – EPISÓDIO DE HOJE – BETELGEUSE
https://soundcloud.com/user-956768544/horizonte-de-eventos-episodio-7-betelgeuse-vai-explodir
————————————————————————————————————
O sonho dos astrônomos na busca por uma Terra 2.0, é encontrar um planeta do tamanho da Terra, localizado na zona habitável de uma estrela.
Para fazer isso, eles lançaram a TESS que tem a capacidade de encontrar pequenos planetas do tamanho da Terra, ao redor de estrelas brilhantes e próximas de nós.
Poucos planetas possuem essas características, alguns deles estão no sistema TRAPPIST-1.
Vasculhando o céu, a TESS descobriu algo surpreendente.
Ela observou uma estrela, chamada de TOI 700, localizada a 100 anos-luz de distância da Terra, na constelação do hemisfério sul de Draco.
Essa estrela é uma anã fria do Tipo M, com cerca de 40% da massa do Sol e do seu tamanho e com metade da sua temperatura na superfície.
A estrela apareceu em 11 dos 13 setores observados pela TESS durante o primeiro ano de missão e múltiplos trânsitos foram detectados.
Os astrônomos descobriram ali um sistema com 3 planetas.
O mais interno, é o TOI 700b, tem quase o mesmo tamanho da Terra, é provavelmente rochoso e completa uma órbita ao redor da estrela a cada 10 dias.
O TOI 700c tem 2.6 vezes o tamanho da Terra, ou seja, um tamanho entre a Terra e Netuno, provavelmente é gasoso e orbita a estrela a cada 16 dias.
O TOI 700d é o mais externo, está localizado na zona habitável, é cerca de 20% maior que a Terra, orbita a estrela a cada 37 dias e recebe o equivalente a 86% de energia que o Sol fornece para a Terra.
Os três planetas estão gravitacionalmente presos ou seja, a sua rotação é igual a translação.
O TOI 700d é o primeiro planeta descoberto pela TESS que tem o tamanho da Terra e que fica na zona habitável da sua estrela.
O Spitzer confirmou a descoberta.
As condições exatas no TOI 700d ainda não são conhecidas.
Então os astrônomos partiram para modelos para tentar entender melhor o planeta.
Num dos modelos os pesquisadores colocaram um atmosfera dominada por monóxido e dióxido de carbono, algo parecido ao que era marte quando era jovem.
Em outro modelo, o TOI 700 d ficou mais parecido com a Terra, sem nuvens, já que no modelo, os ventos sopravam as nuvens para o lado oculto do planeta.
Os astrônomos agora esperam que o TOI 700d seja estudado por muitos observatórios ao redor do mundo para que ele possa ser completamente caracterizado, com a sua massa, diâmetro, composição.
E também seja observado por telescópios especializados para estudar a sua atmosfera, o que é uma das coisas mais importantes para se saber.
Enquanto isso os pesquisadores estão comemorando o sucesso da TESS e suas descobertas.
Fontes:
#TESS #Exoplanet #SpaceToday
Artigo original:
spacetoday.com.br