PARA SE INSCREVER NO CURSO BIG BANG – ASTRONOMIA PARA LEIGOS E APRESSADOS ACESSE O SITE:
https://academyspace.com.br/big-bang/
PARA SE INSCREVER NO EVENTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO HOMEM NA LUA QUE ACONTECERÁ EM SÃO PAULO EM 21 DE JULHO DE 2019, COM DESCONTO, ACESSE:
https://homemnalua.spacetoday.com.br/
——————————————————————————-
SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————————-
A Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein, proposta pelo físico em 1915 explica como a gravidade funciona no universo.
Desse modo, é através da Relatividade Geral que é possível saber como as galáxias se formam e como o universo evolui e se expande.
Além disso a Relatividade Geral explica bem, a órbita de Mercúrio no nosso Sistema Solar, e também tem influência no nosso dia a dia, por exemplo, sendo usada pelos GPS nos nossos telefones.
Quando se trata da expansão acelerada do universo é preciso introduzir um termo, a chamada energia escura, do qual puco sabemos.
Desse modo, uma teoria alternativa para tentar explicar a gravidade deve ser aplicada a todas essas situações.
Na tentativa de encontrar uma teoria alternativa à Relatividade Geral, físicos da universidade de Durham no Reino Unido, usaram a simulação Ilustris TNG do nosso universo, a mais precisa e completa até agora para testar uma nova teoria.
A chamada Teoria do Camaleão.
Essa teoria, nada mais é que um modelo alternativo para a gravidade.
A teoria recebe esse nome, pois, como um camaleão ela é capaz de se adaptar e mudar de acordo com o ambiente.
No Sistema Solar, os pesquisadores já haviam provado que essa teoria funcionava.
Para testar no universo da grande escala, os pesquisadores foram observar como se dava a formação de galáxias atravaés dessa versão alternativa da gravidade.
Para isso eles observaram, no modelo, como é a relação dos buracos negros supermassivos no centro das galáxias e a evolução das mesmas.
Eles concluíram que usando a Relatividade Geral, e a Teoria do Camaleão, o comportamento é o mesmo, ou seja, as galáxias continuam se formando, até mesmo, galáxias parecidas com a Via Láctea.
Na questão da energia escura, existe sim a possibilidade de explicações alternativas, mas essas precisam ainda ser muito bem trabalhadas.
Os pesquisadores esperam que o Square Kilometre Array, o SKA, que será o maior radiotelescópio do mundo e que entrará em oepração em 2020, possa testar essa teoria do camaleão através de observações.
Quer dizer que Einstein está errado?
Não, essa teoria do camaleão, na verdade é uma extensão da Teoria Geral da Relatividade, onde se inclui um grau escalar adicional de liberdade que induz um aumento da força gravitacional em ambientes de baixa densidade.
Vamos aguardar pela confirmação com observações e os desdobramentos dessa teoria.
#TeoriaCamaleao #TeoriaGeralDaRelatividade
Fonte:
https://phys.org/news/2019-07-supercomputer-chameleon-theory-gravity.html
https://www.nature.com/articles/s41550-019-0823-y.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br