SUPERVULCÃO EMBAIXO DE RIBEIRÃO PRETO ESTÁ ACORDANDO?

r2d2-star-wars

VISITE A SPACETODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

INSCREVA-SE NO CANAL DE CORTES DO CIÊNCIA SEM FIM:

https://www.youtube.com/channel/UCbiNMBd57pgETEFbiDSa4yQ

SE INSCREVA NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!

https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA

VAMOS LÁ, A META É 100 MIL INSCRITOS NO CIÊNCIA SEM FIM !!!

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UC9djCiv4e85Kd8G–GWlcoQ

Spotify – https://sptfy.com/6jpw

Siga o Ciência Sem Fim nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/cienciasemfim

Instagram – https://www.instagram.com/cienciasemfim/

TikTok – https://www.tiktok.com/@cienciasemfim?lang=pt-BR

Muitas postagens nas redes sociais têm levantado a hipótese sobre um vulcão adormecido em Ribeirão Preto que estaria ‘acordando’. A situação começou por causa de uma fumaça que sai do chão no bairro Jardim Porto Seguro, na zona Norte de Ribeirão Preto. O caso, inclusive, tem prejudicado os moradores do bairro.

No YouTube, vários vídeos levantam teorias sobre “um vulcão que estaria despertando” no Estado de São Paulo. As buscas no Google por “vulcão Ribeirão Preto” também aparecem com frequência entre as pesquisas mais realizadas.

Além disso, muitas pessoas acreditam que Ribeirão Preto estaria situada na cratera de um antigo vulcão. O ON Explica procurou o Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo) para esclarecer a situação.

Segundo o professor Paulo Boggiani, doutor em Geociências pela USP, a região de Ribeirão Preto conta com basaltos, que são originados da lava vulcânica.

“Na região existem sim basaltos, fruto de um magmatismo associado à separação da América do Sul com a África há 100 milhões de anos atrás”, explica. Contudo, ele lembra que o território brasileiro todo está em região estável, sem vulcões.

A última manifestação vulcânica ocorreu há milhões de anos em região afastada do continente, onde hoje fica o arquipélago de Fernando de Noronha – distante 545 quilômetros da costa e 2,5 mil quilômetros de Ribeirão Preto.

O especialista ainda explica a fumaça saindo da terra no Jardim Porto Seguro pode ser resultado de combustão espontânea em razão de “visível acúmulo de matéria orgânica e produção de gases inflamáveis” no local.

#SUPERVOLCANO #RIBEIRÃOPRETO #SPACETODAY

O post SUPERVULCÃO EMBAIXO DE RIBEIRÃO PRETO ESTÁ ACORDANDO? apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br