SR-71 Blackbird – O avião mais rápido do mundo

O Lockheed SR-71, foi um avião de reconhecimento estratégico operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Foi construído pela empresa Lockheed Corporation em sua divisão de Desenvolvimento de Projetos Avançados (também conhecida como Skunk Works), tendo sido projetado pelo engenheiro aeroespacial Clarence L. “Kelly” Johnson.
A propulsão do SR-71 consistia em dois motores turbojato Pratt & Whitney’s modelo JT11D-20 (J58) com pós-queimadores.
Cada motor possuía um difusor de entrada de ar de geometria variável (cone móvel) e um complexo sistema de drenagem de ar que permitia o ar passar por fora da seção da turbina indo diretamente para o pós-queimador, atuando portanto como um motor híbrido turbo-ramjet.
A máxima eficiência era alcançada nas velocidades acima de Mach 2,0 sendo que a velocidade de cruzeiro era de Mach 3,2 limitada primariamente pelas restrições de temperatura da estrutura.
O combustível também era usado no sistema hidráulico do motor e como refrigerante do motor e de outros sistemas. Portanto tratava-se de um combustível especial, o JP-7 e o PWA 523E, que possuiam alta estabilidade térmica e não depositavam impurezas nos sistemas de passagem.
Devido à fricção com o ar, as temperaturas médias das superfícies externas variavam de aproximadamente 240 oC a 330 oC, sendo que algumas partes chegavam a 565 oC. Isso impedia o uso de alumínio como material estrutural. Dessa forma o material escolhido foi o titânio, 93% do peso estrutural era composto por ligas de titânio.

Fontes:

Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_SR-71_Blackbird

Canal Hoje no Mundo Militar
https://www.youtube.com/channel/UCxDFRhF3Y1A_Gd0-cF8gbqQ