A SpaceX ganhou seu primeiro contrato para um lançamento militar usando o seu novo foguete, o Falcon Heavy. A Força Aérea, escolheu a SpaceX e firmou um contrato de 130 milhões de dólares para o lançamento do satélite Air Force Space Command (AFSPC)-52.
O Falcon heavy bateu o Delta 4 da United Launch Alliance numa competição sob o programa Evolved Expendable Launch Vehicle. O lançamento acontecerá no Centro Espacial Kennedy na Flórida.
A Air Force Space e a Missile Systems Center em Los Angeles anunciaram a vencedora do contrato na última quinta-feira, dia 21 de Junho de 2018. O comandante da SMC General John Thompson, disse que isso foi “uma outra oportunidade para fomentar a competição no programa EELV em um esforço para reduzir os custos de lançamento enquanto o acesso ao espaço é garantido”.
Essa é a quinta competição sob a atual Phase 1A do programa EELV, desde que a SpaceX entrou no mercado para desafia a ULA. Os 130 milhões de dólares para o lançamento do Falcon Heavy é consideravelmente menor do que a média de 350 milhões de dólares para o lançamento do Delta 4.
A AFSPC-52 é uma missão secreta e tem data de lançamento para o final do ano fiscal de 2020.
A COO e Presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse em um documento que a empresa está honrada pela seleção que a Força Aérea fez do Falcon Heavy para lançar a missão AFSPC-52. Ela disse que a vitórica no contrato indica a confiança dos militares na companhia.
O Falcon Heavy também está programado para lançar a missão de demonstração de tecnologia, STP-2 da Força Aérea dos EUA, atualmente planejada para ser lançada em Outubro de 2018.
Durante encontro com repórteres no Pentágono, o General Arnold Bunch Jr., o militar responsável pelo Office of the Assistant Secretary da Air Force for Acquisition, disse que está confiante que o custo dos lançamentos militares continuará caindo.
“Você tem que ver o que nós já fizemos. Nós economizamos dinheiro com o tempo”, disse Bunch. “Essa economia está sendo guiada pela competição e também pela demanda comercial. Os dois estão atrelados nisso”.
Fonte:
http://spacenews.com/spacex-wins-130-million-military-launch-contract-for-falcon-heavy/
Artigo original:
spacetoday.com.br