Três astronautas que estavam na ISS retornaram para a Terra, nessa quinta-feira, dia 14 de Dezembro de 2017, depois de passarem aproximadamente 6 meses a bordo do laboratório espacial da Terra.
A cápsula russa Soyuz, com o astronauta da NASA Randy Bresnik, com o cosmonauta Sergey Ryazanskiy e com o astronauta da ESA, Paolo Nespoli pousaram nas vastas estepes do Cazaquistão, às 6:37, hora de Brasília.
Os três foram retirados da cápsula 20 minutos depois do pouso e todos estavam em perfeitas condições.
Bresnik, Ryazanskyi e Nespoli, passaram 139 dias a bordo da ISS. O trio chegou em julho na estação e contribuiu com centenas de experimentos científicos a bordo, além de terem realizados algumas caminhadas espaciais.
Eles deixaram Alexander Misurkin, o comandante da tripulação, e dois astronautas americanos, Joe Acaba e Mark Vande Hei a bordo.
Durante a estadia na ISS, os astronautas conversaram com o Papa Francisco, celebraram o dia de ação de graças e até pizza, o astronauta italiano fez no espaço.
A ISS voltará a ter 6 tripulantes, quando Scott Tingle da NASA, Anton Shkaplerov da ROSCOSMOS e Norifhige Kanai da JAXA, decolarem no próximo domingo, dia 17 de Dezembro e chegarem na estação, na terça-feira, dia 19 de dezembro de 2017.
Fonte:
https://phys.org/news/2017-12-space-capsule-astronauts-earth.html
Artigo original:
spacetoday.com.br