——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Em 1977 o ser humano lançou duas missões para fazer o chamado Grand Tour pelo Sistema Solar, as missões Voyager 1 e Voyager 2.
A Voyager 1, passou por Júpiter e Saturno e depois migrou para fora do nosso Sistema Solar, já a voyager 2, passou também por urano e Netuno antes de seguir o seu destino.
Em 2012, os cientistas que cuidam da voyager 1 detectaram que ela havia cruzado a heliopausa.
A heliopausa é uma bolha que protege os planetas do sistema solar, bolha que é gerada pelo vento solar, isso foi um marco.
Mas agora, em Novembro de 2018, a Voyager 2 também cruzou essa fronteira e pela primeira vez na história temos duas sondas navegando no chamado meio interestelar.
A voyager 2 está a cerca de 18 bilhões de quilômetros de distância da Terra, e o indício que ela deixou a heliopausa veio através de medidas feitas com o instrumento Plasma Science Experiment, esse instrumento parou de funcionar na Voyager 1, mas continua ativo na Voyager 2.
E esse instrumento media o fluxo de partículas emitidas pelo Sol, mas no dia 5 de Novembro de 2018, ele registrou uma queda na velocidade das partículas do vento solar, e desde então ele não observa mais partículas do vento solar, o que fez os cientistas comprovarem que a Voyager 2 saiu da heliosfera.
Outros três instrumentos que também funcionam na voyager 2 também fizeram medidas e as medidas estão todas de acordo, indicando que a sonda realmente deixou a heliosfera.
Uma coisa muito importante, embora tenha deixado a heliosfera, entrado no meio interestelar, a sonda não deixou o sistema solar.
O sistema solar é limitado pela Nuvem de oort, onde residem pequenos objetos do sistema solar, como os cometas. A Nuvem de oort começa a cerca de 1000 UA de distância do Sol e vai até 100 mil UA , levaria 300 anos para a voyager 2 chegar na borda interna e cerca de 30 mil anos para sair dela.
com isso, os cientistas irão conseguir aprender muito sobre o espaço interestelar, sobre os limites do Sistema solar, sobre a helisofera principalmente e esse será o legado mais espetacular que uma sonda com mais de 40 anos vai deixar para todos nós.
#Voyager2 #EspaçoInterestelar
fonte:
https://www.nasa.gov/press-release/nasa-s-voyager-2-probe-enters-interstellar-space
Artigo original:
spacetoday.com.br