Essa bela imagem foi feita pela câmera CaSSIS da sonda Trace Gas Orbiter da missão ExoMars da ESA/ROSCOSMOS e mostra a região polar norte de Marte.
As dunas que aparecem na imagem apresentam várias formas características tanto em Marte como na Terra, fornecendo assim pistas sobre a direção preferencial dos ventos. Monitorar as dunas com o passar do tempo transforma essa região de Marte num laboratório natural onde é possível acompanhar o desenvolvimento das dunas, e como os sedimentos em geral são transportados ao redor do planeta.
Durante o inverno nas regiões polares, uma fina camada de gelo de dióxido de carbono cobre a superfície e então sublima, se transformando diretamente de gelo em vapor, logo com a primeira luz da primavera. Nos campos de dunas, esse degelo de primavera acontece da parte inferior para a parte superior, aprisionando gás entre o gelo e a areia. À medida que o gelo se fratura, esse gás é liberado violentamente levando com ele areia e formando assim as manchas escuras e as listras que são observadas nessa imagem da CaSSIS.
A imagem também registra as dunas chamadas de barchan, ou seja, as dunas que apresentam a forma de uma Lua Crescente ou de um U, e que podem ser vistas na parte direita da imagem. A ponta curva das dunas barchan apontam para a direção do vento. A transição das dunas barchan para as barcanoides nos diz que ventos secundários também têm um papel crucial para dar forma ao campo de dunas.
A imagem acima está centrada nas coordenadas 74.46 graus norte e 348.3 graus leste. A imagem foi feita no dia 25 de Maio de 2019.
Fonte:
http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2019/09/North_polar_dunes_on_Mars
Artigo original:
spacetoday.com.br