A câmera HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA recentemente enviou imagens muito interessantes que mostram o rover Curiosity e o Lander InSight no solo marciano.
A HiRISE tem monitorado o local de pouso da InSight na Elysium Planitia, procurando por mudanças na superfície como os rastros deixados pelos chamados dust devils. A imagem da InSight mostrada aqui foi feita no dia 23 de Setembro de 2019, quando a sonda estava a 272 quilômetros acima da superfície de Marte. Essa imagem da InSight é a melhor imagem do módulo já feita do espaço. A imagem mostra claramente os dois painéis solares circulares nos lados do corpo do lander com uma envergadura de 6 metros.
O ponto brilhante na parte mais inferior da sonda é a cobertura protetora do sismômetro em forma de domo. O halo escuro ao redor do lander é o resultado do pouso realizado com a ajuda dos retrofoguetes que marcaram a superfície durante o pouso, enquanto que os dast devils criaram marcas escuras que cortam de forma diagonal a superfície.
Alguns fatores fazem dessa imagem, a imagem mais nítida da InSight, lançada desde o pouso do módulo em Novembro de 2018. Uma das coisas, e talvez a mais importante é que a quantidade de poeira no ar é menor. As sombras estão deslocadas do lander devido à visão oblíqua. A iluminação também foi ótima evitando reflexões brilhantes do lander nos seus painéis solares que apareceram como pixels obscurecidos em outras imagens. Contudo, reflexões brilhantes são difíceis de serem evitadas com a cobertura do sismômetro bem perto do módulo.
A HiRISE também registrou o Rover Curiosity, que está a 600 quilômetros de distância da InSight, explorando uma região na Cratera Gale, conhecida como unidade argilosa.
O gif liberado hoje mostra o Curiosity como uma mancha cinza viajando 337 metros desde o local chamado de Woodland Bay, na parte central superior até a Sandside Harbour, na parte central inferior, perto da mancha preta entre os dias 31 de Maio e 20 de Julho de 2019.
Se você olhar com carinho a imagem poderá ver os rastros deixados pelo Rover virando para o lado direito da segunda imagem.
O Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, na Califórnia, gerencia a InSight, a MRO e o rover Curiosity para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Caltech. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp., em Boulder no Colorado. A sonda MRO foi construída pela empresa Lockheed Martin Space.
Para mais informações sobre as missões InSight, Curiosity e MRO, visite:
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br