Sonda Juno Registra Registra Tempestade na Região Norte de Júpiter

Mestre Jedi Sonda Juno Registra Registra Tempestade na Região Norte de Júpiter

Uma tempestade dinâmica na borda sul da região polar norte de Júpiter, domina essa paisagem Joviana, cortesia da sonda Juno da NASA.

Essa tempestade, já tratei em outro post é o anticiclone oval denominado de Pequena Mancha Vermelha 1 Norte Norte Temperada, ou melhor, NN-LRS-1, ela tem sido rastreada desde 1993, e pode ser ainda mais antiga. Um anticiclone é um fenômeno meteorológico onde os ventos ao redor da tempestade fluem na direção oposta àqueles que fluem ao redor de uma região de baixa pressão. Esse é o terceiro maior anticiclone oval do planeta com cerca de 6000 quilômetros de comprimento. A cor varia entre vermelho e branco, como mostrado, mas essa imagem da JunoCam mostra que ainda existe um núcleo vermelho pálido dentro do raio de máxima velocidade de ventos.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran processaram essa imagem usando os dados brutos da JunoCam. A imagem foi rotacionada de modo que o topo da imagem é na verdade a região equatorial enquanto que a parte de baixo da imagem é a região polar norte do planeta.

A imagem original foi capturada no dia 10 de Julho de 2017, às 22:42, hora de Brasília, enquanto a Juno realizava seu sétimo sobrevoo por Júpiter. No momento em que a imagem foi registrada, a sonda estava a cerca de 11444 km acima do topo das nuvens do planeta na latitude de 44.5 graus.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para o público poder processar em:

www.missionjuno.swri.edu/junocam

Mais informações sobre a Juno podem ser encontradas em: https://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/pia21776/jpl/jupiter-storm-of-the-high-north

Mestre Jedi Sonda Juno Registra Registra Tempestade na Região Norte de Júpiter

Artigo original:
spacetoday.com.br