Essa imagem do turbulento hemisfério sul de Júpiter foi capturada pela sonda Juno da NASA enquanto ela realizava o seu mais recente sobrevoo do Gigante Gasoso em 21 de Dezembro de 2018.
Essa nova perspectiva registra a notável Grande Mancha Vermelha, bem como uma massiva tempestade chamada de Oval AB. A tempestade atingiu seu tamanho atual quando três tempestades menores colidiram e se fundiram no ano de 2000. A Grande Mancha Vermelho, que tem cerca do dobro de tamanho da Oval AB, pode ter se formado através desse mesmo processo, séculos atrás.
A Juno registrou a Oval AB, em outra imagem em 7 de Fevereiro de 2018. As regiões turbulentas ao redor, e até mesmo a forma da tempestade, mudaram de forma significante. A Oval AB se transformou nos últimos meses mudando sua cor de um tom avermelhado para uma coloração branca mais uniforme.
A Juno fez três imagens para produzir essa visão colorida e realçada de Júpiter no dia 21 de Dezembro de 2018, entre as 15:32 e 15:42 hora de Brasília. No momento em que as imagens foram feitas a sonda passou entre 38300 km e 55500 km do topo das nuvens do planeta, entre as latitudes, 49.9 graus e 59.59 graus no hemisfério sul do planeta.
Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram essa imagem final usando os dados brutos do imageador JunoCam da sonda Juno.
As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processá-las em:
http://missionjuno.swri.edu/junocam.
Mais informações sobre a Juno, você encontra em: http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.
Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/juno-s-latest-flyby-of-jupiter-captures-two-massive-storms
Artigo original:
spacetoday.com.br