A imagem acima foi a última observação que a sonda Cassini fez do satélite Reia de Saturno, no dia 2 de Maio de 2017. Reia tem 1527 km de diâmetro e é um satélite congelado. A sonda Cassini estava bem acima do plano dos anéis de Saturno quando fez essa imagem, e ao olhar para baixo viu o hemisfério norte de Reia. A parte norte do anel da gigantesca cratera de impacto Tirawa pode ser vista no limbo esquerdo do satélite.
A imagem acima foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini a uma distância de aproximadamente 370 mil quilômetros de Reia. A escala da imagem é de 2 km/pixel.
Sempre é bom lembrar que a missão da sonda Cassini se encerrou no dia 15 de Setembro de 2017.
A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini, visite:
O site da equipe de imagens da Cassini é:
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia21354/above-rhea
Artigo original:
spacetoday.com.br