Snapchat ganha coleção de filtros baseados em realidade aumentada

Mestre Jedi Snapchat ganha coleção de filtros baseados em realidade aumentada

Desde que o Facebook copiou funções do Snapchat no Instagram, o aplicativo de mensagens temporárias luta para permanecer no mercado sem perder sua relevância. Agora, a empresa vai mais uma vez investir num dos recursos que mais a caracteriza: os filtros.

Nesta terça-feira (18), o Snap revelou o “World Lenses”, uma função que permite adicionar elementos de realidade aumentada (RA) em qualquer vídeo ou foto produzidos na rede social. Ao ligar a câmera no app, o usuário pode selecionar nuvens, arco-íris, flores e outras experiências 3D para então colocá-las sobre os conteúdos, que podem ser aumentados ou diminuídos ao arrastar o dedo sobre a tela do smatphone. Os filtros serão atualizados diariamente, trazendo novas opções.

Em um post no blog oficial, o Snapchat não se refere à novidade como “realidade aumentada”, mas sim uma maneira dos usuários “pintarem o mundo com 3D”. As funções certamente serão familiares para quem já jogou no Nintendo 3DS, que em seu lançamento continha um game de RA no qual era possível interagir com os personagens da companhia por meio de cartas especiais. Jogadores de Pokémon GO também não devem estranhar os novos filtros do app.

No entanto, o recurso do Snap parece ser bem mais aprimorado, já que não depende de nenhum periférico externo para produzir os gráficos em terceira dimensão, que são gerados em tempo real.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o aplicativo se aventura com esse tipo de tecnologia. Os primeiros filtros lançados pela ferramenta fizeram bastante sucesso, incluindo as orelhas de cachorro que podiam ser adicionadas durante selfies e a mudança de rostos entre pessoas ou objetos. Depois, a empresa apostou no Spectacles, óculos de sol com uma câmera embutida que, apesar de ainda não terem recursos de RA, já gravam e publicam vídeos de até dez segundos.

O anúncio do World Lenses chega poucos dias após o Facebook revelar que o Instagram Stories tem mais de 200 milhões de usuários ativos por dia. Os números são superiores ao Snapchat, que até seu último relatório tinha 161 milhões de usuários ativos diários. Resta saber se a rede social controlada pela empresa de Mark Zuckerberg vai criar funções para rivalizar com o Snapchat ou copiá-lo novamente.

Fonte: Snapchat