Os fãs de Star Wars foram pegos de surpresa na noite desta terça, dia 20, com a saída de Phil Lord e Chris Miller da direção do filme de Han Solo.
A Lucasfilm emitiu uma nota informando que a dupla, famosa pelos filmes da franquia Anjos da Lei e Uma Aventura Lego, havia deixado o comando do filme por “diferenças criativas”.
Segundo o Variety, os diretores foram demitidos do filme, após meses de conflito com Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, e Lawrence Kasdan, co-roteirista do longa. De acordo com o site, Lord e Miller nunca se deram bem com Kathleen e ficaram espantados com a falta de liberdade, coisa com a qual estavam acostumados de outros projetos.
Por outro lado, Kennedy não aprovava o estilo de filmagem e o processo de interação entre os atores e a equipe [de filmagem]. O duo aparentemente não concordava com Larry Kasdan, o co-roteirista do filme. A fonte disse, “Kathy, sua equipe e Larry Kasdan têm feito o filme da maneira deles por muito tempo. Eles sabem como as coisas são feitas e é assim que eles querem fazê-lo. O set se tornou um lugar muito polarizado.”
Assim, parece que os diretores não deixaram a produção voluntariamente, mas foram demitidos pela Lucasfilm. A decisão vem no momento em que o filme de Han Solo ainda tem algumas semanas restantes de filmagem. Refilmagens já estão planejadas e devem durar diversas semanas e começar no final do verão americano, ou seja, entre os finais de agosto e setembro.
Kathleen Kennedy disse que o novo diretor deverá ser anunciado em breve. Um assessor da Disney afirmou ao Variety que o filme ainda deve ser lançado em maio de 2018.