Uma entrevista de emprego normalmente gera tensão no entrevistado. Imagine, então, se a pessoa com a qual você está conversando é ninguém menos do que Tim Cook, CEO e figura mais conhecida da Apple. Adicione a esta situação um fato curioso: Cook é conhecido por ser bastante quieto e por ficar quase que completamente em silêncio durante a conversa com alguém que se candidata a uma vaga na Maçã.
Este cenário desolador é descrito por Kim Scott, ex-funcionária do Google e da Apple, em seu novo livro Radical Candor: Be a Kick-Ass Boss Without Losing Your Humanity (ainda sem tradução no Brasil). Nas páginas, Scott comenta como foi o seu processo seletivo junto a Tim Cook, destacando que ela quase se complicou mesmo após ter sido alertada sobre esta peculiaridade do CEO da Apple.
“Tim Cook é o que eu chamo de um ouvinte silencioso”, comenta a autora do livro em entrevista ao Business Insider. “Quando eu fiz a minha entrevista na Apple, alguém me avisou: ‘Tim é extremamente quieto, não deixe isso te deixar nervosa’”, prossegue a profissional. Apesar disso, uma pergunta feita por Cook sobre qual teria sido o maior erro dela enquanto funcionária do Google quase colocou tudo a perder.
“Apesar do aviso, eu não dei muita atenção e talvez tenha começado a me confessar porque ele estava tão quieto”, registra Scott. “Eu comecei a falar um sobre este erro um pouco mais do que eu realmente precisava para um completo estranho em uma entrevista. De repente, eu me dei conta de que estava prestes a contar para ele algo que provavelmente me custaria o emprego.”
Salva por um terremoto
Por incrível que pareça, a entrevista de Scott foi salva por um terremoto. Isso mesmo, um abalo sísmico começou a sacudir as instalações no Apple Park, onde estava sendo realizada a entrevista. Ela então perguntou sobre a razão para o prédio estar balançando daquele jeito e Cook, junto do engenheiro que acompanhava a entrevista, começaram a falar sobre a tecnologia antiterremoto empregada na construção, mudando o foco da conversa por um instante.
De qualquer maneira, Tim Cook gostou do que ouviu de Kim Scott, afinal ela conseguiu o emprego na Apple. Sem dúvida, este método pouco convencional tem lá a sua validade, apesar de ser um tanto quanto assustador se imaginar em uma entrevista como essa diante de uma das figuras mais proeminentes do mercado da tecnologia na atualidade.
Via Business Insider