De Las Vegas, Nevada*
A SAP Ariba, plataforma para gestão de requisições de compras da SAP, anunciou nesta terça-feira (21) uma nova parceria com a startup britânica Everledger. Essa é a primeira de uma série de parcerias que marcarão a entrada efetiva da companhia no setor de Blockchain.
Tida como a primeira startup do mundo a colocar em produção uma aplicação de Blockchain no setor, a Everledger é conhecida por sua atuação na indústria de diamantes, onde tem desempenhando um papel importante para garantia de transparência e compliance entre os 81 países envolvidos na extração e comércio das gemas.
De acordo com Joe Fox, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e estratégia da SAP Ariba, a iniciativa para a parceria partiu da própria CEO da startup, Leanne Kamp, que propôs a integração da plataforma de gestão de compras com Blockchain para trazer mais agilidade aos negócios entre clientes SAP Ariba e seus fornecedores.
No entanto, diferente da recém-anunciada parceria entre Everledger e IBM, que focará no uso de Blockchain e de capacidades de computação cognitiva para combater ações ciminais relacionadas à indústria de diamante, as aplicações propostas pela SAP ainda parecem teóricas e não têm data específica para chegar ao mercado.
Entre as possíveis aplicações sugeridas por Fox, está a criação de “contratos inteligentes” para transações, que permitirão, por exemplo, aplicar descontos em tempo real, e também aplicações para melhor gestão de estoques e inventário, evitando superprovisionamento e compras desnecessárias de insumos por clientes.
“Pense em nossa migração para Blockchain da mesma forma como foi nossa migração para a nuvem”, comentou Fox durante o anúncio, realizado no SAP Ariba Live, em Las Vegas. “Só que a nuvem não mudou como nossos aplicativos funcionavam, o Blockchain mudará. Nós teremos um trabalho extra não só para integrar Blockchain, mas também para colocar suas capacidades em nossas aplicações atuais para, então, pensar em novas tecnologias baseadas em chain”.
Ainda assim, a ideia é que todos os 2,5 milhões de clientes da companhia sejam eventualmente integrados à tecnologia, através de uma atualização única na plataforma da SAP Ariba que passará a contar nativamente com uma chain própria. A empresa não revelou quando a integração deverá ser completada.
*O jornalista viajou a convite da SAP Ariba