A Roscosmos lançou sua espaçonave Progress MS-23 para a Estação Espacial Internacional na quarta-feira, dia 24 de maio de 2023. A decolagem, no topo de um foguete Soyuz-2.1a, ocorreu às 12h56 UTC (18h56, horário local, 09:56 hora de Brasília), do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A Progress MS-23 é o mais recente de uma longa série de espaçonaves de carga Progress não tripuladas que a Rússia usa para entregar suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS). É o 23º voo do veículo Progress MS e também é designado Progress 84P pela NASA – o que significa que é a 84ª missão de entrega de carga Progress para a ISS. Este número inclui missões voadas por versões anteriores do veículo Progress.
Quando a Progress MS-23 atracar com o módulo Poisk ainda na quarta-feira dia 24 de maio de 2023, ela se juntará a Progress MS-22 na estação. Lançado em 9 de fevereiro, este veículo está atualmente ancorado na porta de popa do módulo Zvezda.
A Progress MS-23 tem mais de 2.500 kg de carga. Isso inclui 600 kg de propelente para reabastecer a ISS; 630 kg de água potável e 40 kg de gases pressurizados. Os 1.290 kg restantes consistem em equipamentos e ferramentas de pesquisa, consumíveis e kits para experimentos científicos, roupas, alimentos e produtos de higiene para apoiar o trabalho e a vida da tripulação da Expedição 69.
Um item de nota a bordo da Progress MS-23 é o URM-D, uma estação de trabalho universal que será instalada na parte externa do módulo Zvezda como parte de uma futura caminhada espacial. A Progress também está levando o BMSTU-Sail, um experimento de vela solar de voo livre, que será lançado manualmente por cosmonautas – também durante uma próxima caminhada espacial.
Antes de seu lançamento, a espaçonave Progress foi enviada para o Cosmódromo de Baikonur por trem. Chegando em 5 de julho de 2022, ela foi transferida para o prédio de processamento no Site 254. Aqui, as equipes realizaram inspeções e testes da espaçonave, incluindo alguns para garantir que todos os mecanismos necessários para implantar os painéis solares da espaçonave funcionassem conforme o esperado. O veículo foi então transferido para armazenamento até o início de sua campanha de lançamento.
Em 10 de abril, foi anunciado que a Progress MS-23 havia passado nos testes em uma câmara anecóica e, em 20 de abril, os testes de vácuo foram concluídos. Em seguida, engenheiros da RSC Energia abasteceram o sistema de controle térmico e os tanques do sistema de abastecimento de água Rodnik. Em 27 de abril, os painéis solares foram novamente implantados e iluminados para garantir que gerariam eletricidade adequadamente durante o voo.
Em 10 de maio, foi aprovado o abastecimento da espaçonave Progress. Antes de ser transportada para o posto de abastecimento no Site 31, a espaçonave passou por controle de pesagem e balanceamento. Uma vez abastecido, a Progress foi transportada de volta ao Site 254 para os preparativos finais de lançamento continuarem.
Progress MS-23 foi anexada ao compartimento de transferência do veículo de lançamento Soyuz em 16 de maio. O compartimento de transferência fornece conexões mecânicas entre a espaçonave e a carenagem e permite a integração de sistemas de controle entre a espaçonave e os sistemas de controle a bordo do foguete.
Um dia depois, a carenagem de carga útil de quatro metros que protegerá o Progress em seu caminho para o espaço foi posicionada e presa ao compartimento de transferência. A unidade montada foi então preparada para ser transportada até o Sítio 31 para ser acoplada ao foguete Soyuz, que já estava em processo de montagem própria.
O foguete Soyuz-2.1a que levará a Progress MS-23 foi enviado para Baikonur em fevereiro. No dia 31 de março, os engenheiros da RSC Energia verificaram a funcionalidade de seus sistemas de controle de movimento e navegação, testaram os sistemas de controle térmico e testaram a automação da fonte de alimentação de bordo e do sistema de propulsão combinada.
Em 11 de maio, os quatro propulsores do primeiro estágio foram anexados ao núcleo central, que serve como o segundo estágio do foguete. Assim que o compartimento de transferência tivesse sido totalmente integrado a Progress e enviado para o Site 31, a montagem final poderia ocorrer. Em 19 de maio, o terceiro estágio do compartimento de transferência integrado foi adicionado ao veículo para produzir o foguete Soyuz totalmente montado.
Com isso completo, o veículo de lançamento Soyuz 2.1a foi retirado do prédio de integração e instalado em sua plataforma de lançamento no Site 31/6 em 21 de maio.
O Soyuz-2.1a é uma das três variantes ativas da família de foguetes Soyuz e, dessas, é a que mais se assemelha ao design original do tipo. O primeiro estágio do foguete consiste em quatro propulsores de combustível líquido montados radialmente em torno de um núcleo central – que compõe o segundo estágio do foguete.
Cada um dos quatro propulsores é movido por um motor RD-107A, queimando propelente RG-1 – uma forma altamente refinada de querosene semelhante ao RP-1 dos EUA – e oxigênio líquido (LOX). Cada RD-107A é equipado com dois motores vernier menores para ajudar a controlar a trajetória do foguete.
O center core, designado Blok-A, é o segundo estágio do foguete. Ele usa um único motor RD-108A, derivado do RD-107A, mas com quatro motores vernier em vez de dois. O terceiro estágio é alimentado por um único motor RD-0110, que entra em ignição pouco antes da separação do segundo estágio, em um processo conhecido como “estágio a quente”.
Antes do lançamento, o foguete Soyuz-2.1a é carregado com combustível e oxidante e as duas grandes torres de pórtico ao redor do foguete são abaixadas para suas posições de lançamento. Os motores de primeiro e segundo estágio acendem juntos cerca de 16 segundos antes da decolagem. Uma vez que os motores atingiram a potência máxima, o foguete Soyuz 2.1a decolou do Site 31/6.
Depois de limpar a plataforma de lançamento, o veículo se estabelece em um azimute de lançamento alinhado com a inclinação orbital da ISS de 51,6 graus.
Os quatro propulsores montados na lateral do primeiro estágio são a primeira parte do foguete a se separar, fazendo isso em menos de dois minutos de voo. A separação do propulsor forma uma formação no céu conhecida como “Cruz de Korolev”, em homenagem a Sergei Korolev, um pioneiro dos primeiros foguetes soviéticos que projetou a família de foguetes Soyuz e R-7.
Após a separação do primeiro estágio, o segundo estágio continua a queimar até esgotar o combustível. Pouco antes de queimar, o terceiro estágio liga seu motor e se separa para continuar a ascensão em órbita. O terceiro estágio completa a inserção orbital, com o Progress se separando para iniciar sua perseguição à Estação Espacial Internacional.
O Progress MS-23 levará cerca de quatro horas e 24 minutos desde o lançamento até o encontro com a ISS, muito mais curto do que outras espaçonaves devido ao perfil de missão que está sendo usado. Espera-se que permaneça na estação espacial até novembro. Após a conclusão de sua missão, o veículo será carregado com lixo e outros itens indesejados da estação para queimar na atmosfera ao reentrar.
Fontes:
https://www.nasaspaceflight.com/2023/05/russia-progress-ms23/
https://www.russianspaceweb.com/progress-ms-23.html
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Artigo original:
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