Engenheiros no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, na Califórnia, instalaram o chamado SuperCam Mast Unit no rover da missão Mars 2020. A câmera do instrumento, o laser e o espectrômetro podem identificar a composição química e mineral de alvos do tamanho de um lápis a uma distância de mais de 6 metros.
A SuperCam é uma versão de última geração da ChemCam que atualmente está em operação no rover Curiosity. Ela foi desenvolvida em parceria entre os EUA, a França e a Espanha. Uma vez que a França entregou a última peça do equipamento, o instrumento foi totalmente integrado no rover Mars 2020, no dia 25 de Junho de 2019, na High Bay 1 do Spacecraft Assembly Building na sala limpa do JPL.
“A SuperCam levou um longo caminho desde que era uma ideia ambiciosa até se tornar um instrumento de verdade”, disse Sylvestre Maurice, investigador da SuperCam no Institut de Recherche em Astrophysique et Planétologie em Toulouse, na França. “Como ainda falta um caminho longo para a câmera ir para Marte, esse é um grande dia não somente para a SuperCam mas para o consórcio maravilhoso que a montou”.
Os cientistas da Mars 2020 irão usar a SuperCam para examinar as rochas e solo marciano, procurando por compostos orgânicos que podem estar relacionados com a vida no passado de Marte.
“O laser da SuperCam irá permitir que os cientistas possam analisar a composição química dos seus alvos”, disse Soren Madsen, o gerente de desenvolvimento de carga útil no JPL. “Isso vai fazer com que a Mars 2020 possa fazer ciência de ponta operada à distância”.
O que também será instalado nas próximas semanas no rover da missão Mars 2020 é o Sample Caching System, que inclui 17 motores separados e que irá coletar amostras do solo e de rochas marcianas que serão deixadas na superfície do planeta para que uma próxima missão possa trazer essas amostras para a Terra no futuro.
A missão Mars 2020 será lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em Julho de 2020. Ela irá pousar na Cratera Jezero em 18 de Fevereiro de 2020.
A NASA utilizará a missão Mars 2020 e outras missões, incluindo missões para a Lua para preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. A agência planeja estabelecer uma presença humana sustentada na Lua por volta de 2028 através da missão Artemis.
A SuperCam é liderada pelo Los Alamos National Laboratory no Novo México, onde a Body Unit do instrumento foi desenvolvida. Essa parte do instrumento foi instalada no corpo do rover em Maio de 2019 e inclui alguns espectrômetros, controles eletrônicos e softwares. A Mast Unit foi construída com a colaboração de numerosos laboratórios acadêmicos na França, liderados pelo Centre National d’Études Spatiales, o CNES, que é como se fosse a agência espacial francesa, e inclui o laser de alta potência, um telescópio, uma câmera, um espectrômetro infravermelho e um microfone. Os alvos de calibração presentes no deck do rover, foram fornecidos pela University of Valladolid da Espanha.
O JPL está construindo e irá gerenciar as operações do rover da missão Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA na sede da agência em Washington.
Se você quiser, pode enviar o seu nome para Marte, a bordo da missão Mars 2020, você pode fazer isso até o dia 30 de Setembro de 2019, basta acessar:
https://go.nasa.gov/Mars2020Pass
Para mais informações sobre a missão, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/mars-2020-rover-gets-a-super-instrument
Artigo original:
spacetoday.com.br