Em O Despertar da Força, a heroína adquiriu a posse do sabre Skywalker, mas seguindo a tradição, criará um sabre de luz próprio.
Vimos em várias mídias que um dos testes para um sensitivo se tornar um Jedi é desenvolver um sabre de luz. A arma de Anakin que está com Rey deverá ser temporária — é bem provável que ela utilizará o sabre Skywalker em todo Os Últimos Jedi.
A princípio, Luke herdou o sabre do seu pai. Depois, com suas habilidades Jedi completadas, criou um original. O sensitivo no desenvolvimento dessa arma, além de ter que encontrar um cristal kyber que combinava com ele, em alguns casos colocava aspectos de sua personalidade, pois o sabre também é uma extensão do seu corpo.
O sabre de luz de Kylo Ren emana um poder instável, que reflete a personalidade desequilibrada de seu criador. Sabemos que Rey é muito habilidosa com seu bastão. Arma de longo alcance como o bastão, é bem utilizada quando se enfrenta vários inimigos simultâneos.
A vida de Rey em Jakku exigia aquela arma. E ela ainda está com ela em Ahch-To, isso mostra a identidade que a heroína tem com o bastão:
Então será bem natural Rey criar um sabre de luz duplo, pois já está adaptada com armas de longo alcance. Contudo será bem provável que apareça com a nova arma em Episódio IX, quando deverá ter completado seu treinamento.
No legends, vimos uma personagem feminina utilizar essa arma com maestria, a Jedi Satele Shan.