REVELADOS EM DETALHES OS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA DO UNIVERSO

Mestre Jedi REVELADOS EM DETALHES OS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA DO UNIVERSO  SPACE TODAY NO TEATRO: “MARTE, NOSSO PRÓXIMO DESTINO?”:
13 DE ABRIL | 16H | TEATRO GAZETA – SP
INGRESSOS:
https://bileto.sympla.com.br/event/103209

Mestre Jedi REVELADOS EM DETALHES OS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA DO UNIVERSO  WORKSHOP DE VULCÕES:
5 DE ABRIL
https://academyspace.com.br/WORKSHOP/

Nova pesquisa da colaboração Atacama Cosmology Telescope (ACT) produziu as imagens mais claras até agora da infância do universo — o primeiro tempo cósmico acessível aos humanos. Os pesquisadores divulgaram as imagens hoje e apresentarão seus resultados na conferência anual da American Physical Society amanhã.

Medindo a luz que viajou por mais de 13 bilhões de anos para chegar a um telescópio no alto dos Andes chilenos, as novas imagens revelam o universo quando ele tinha cerca de 380.000 anos — o equivalente a fotos antigas de um cosmos de meia-idade, tiradas há algumas horas.

“Estamos vendo os primeiros passos para fazer as primeiras estrelas e galáxias”, disse Suzanne Staggs, diretora do ACT e Professora Henry deWolf Smyth de Física na Universidade de Princeton. “E não estamos apenas vendo luz e escuridão, estamos vendo a polarização da luz em alta resolução. Esse é um fator definidor que distingue o ACT.”

As novas imagens dessa radiação de fundo, conhecida como fundo cósmico de micro-ondas (CMB), adicionam maior definição àquelas observadas há mais de uma década pelo telescópio espacial Planck. “O ACT tem cinco vezes a resolução do Planck e maior sensibilidade”, disse Sigurd Naess, pesquisador da Universidade de Oslo e ex-pesquisador visitante em Princeton, que é o autor principal de um dos vários artigos a serem apresentados junto com as imagens. “Isso significa que o sinal de polarização tênue agora é diretamente visível.”

A imagem de polarização revela o movimento detalhado do gás hidrogênio e hélio na infância cósmica. “Antes, conseguíamos ver onde as coisas estavam, e agora também vemos como elas estão se movendo”, disse Staggs. “Como usar marés para inferir a presença da lua, o movimento rastreado pela polarização da luz nos diz o quão forte era a atração da gravidade em diferentes partes do espaço.”

“Por meio de sua ampla amplitude, profundidade e atenção aos detalhes, os últimos resultados do ACT são um testamento da surpreendente durabilidade do modelo padrão de cosmologia e do poder das medições do CMB para sondar tudo, desde o nascimento do universo até explosões estelares ”, disse Page. “ Os resultados também são um testamento para uma grande equipe e para a National Science Foundation que tornou tudo isso possível.”

Ao pesquisar o céu, o ACT também viu luz emitida por outros objetos no espaço. “Podemos ver de volta através da história cósmica”, disse Dunkley, “da nossa própria Via Láctea, passando por galáxias distantes que hospedam vastos buracos negros e enormes aglomerados de galáxias, até aquele tempo da infância.”

O ACT concluiu suas observações em 2022, e a atenção agora está se voltando para o novo e mais capaz Observatório Simons no mesmo local no Chile. O ACT compartilha dados publicamente no arquivo LAMBDA da NASA.

FONTES:

https://act.princeton.edu/sites/g/files/toruqf1171/files/documents/act_dr6_lcdm.pdf

https://act.princeton.edu/sites/g/files/toruqf1171/files/documents/act_dr6_extended.pdf

https://www.princeton.edu/news/2025/03/18/new-high-definition-images-released-baby-universe

#UNIVERSE #CMB #BABY

https://www.instagram.com/spacetoday/

O post REVELADOS EM DETALHES OS PRIMEIROS MOMENTOS DE VIDA DO UNIVERSO apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.

Artigo original:
spacetoday.com.br