O sinal Wow! foi um forte sinal recebido pelo radiotelescópio Big Ear por Jerry E. Ehman em 15 de agosto de 1977, quando ele trabalhava para o programa SETI em Ohio. O radiotelescópio fazia a varredura do céu enquanto a Terra girava. O sinal era uma fonte constante de ondas de rádio, coincidência ou não, especulam muitos, pode ser exatamente o tipo de sinal que uma civilização avançada de extraterrestres enviaria, pois tal onda destacar-se-ia das ondas de rádio vindas do espaço. O computador registrou o sinal como uma sequência de seis letras e números que durou 72 segundos. Ao lado do sinal Ehman escreveu “Wow!”, ficando assim conhecido
Foi descoberto que o sinal Wow! era proveniente da constelação de sagitário com uma frequência de 1420.4556 MHz. A estrela mais próxima que existe naquela direção está a pelo menos 122 anos-luz de distância. Caso tenha mesmo sido uma civilização nos enviando um sinal, o mesmo levou pelo menos 122 anos para chegar até aqui, caso quiséssemos respondê-lo, o tempo seria igualmente demorado, o que não torna a comunicação viável, uma vez que 122 anos dá margem para muitos acontecimentos. Como exemplo disto, podemos citar que a civilização que enviou o sinal já pode ter se extinguido ou esquecido da mensagem.
Pronto, receita perfeita, um sinal, ouvido por uma antena na Terra, forte, e que não se ajusta a nada, só pode ser o contato com uma civilização extraterrestre.
E por assim ficou, mas, como a ciência não desiste, não acredita, apenas pesquisa, 40 anos depois esse mistério foi resolvido.
O Professor Antonio Paris gastou um ano da sua vida investigando o problema. Ele usou registro celestes e descobriu que dois cometas desconhecidos passavam pela Terra no dia 15 de Agosto de 1977, o dia do registro do Wow!
Esses cometas foram descobertos em 2006 e no ano passado o Professor Paris disse que a nuvem de gás hidrogênio que envolvia o cometa poderia ter gerado o sinal.
Mas os cientistas precisaram esperar até esse ano para poder provar.
Agora, em 2017, quando os cometas passaram pela Terra, o sinal registrado foi idêntico ao Wow! registrado em 1977.
O Professor Paris mostrou que a nuvem de hidrogênio que envolve o cometa à medida que a luz do Sol derrete o gelo na superfície do cometa se estende por milhões de quilômetros ao redor do cometa, e emite uma intensa radiação, radiação essa que geraria o sinal igual ao Wow!
O cometa, ou melhor um par de cometas que pode ter causado esse sinal. Os cometas são o 266P/Christensen e o P/2008 Y2 (Gibbs), eles estavam passando perto da Terra na direção da estrela Chi Sagittarii.
Esses cometas não haviam sido detectados até o ano de 2006, e agora os estudos mostram que eles foram os responsáveis pelo sinal Wow!
Sergio Sacani do Canal Space Today nos conta um pouco sobre esta descoberta!
Fontes:
Wikipédia:
Sinal Wow!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinal_Wow!
Artigos:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4576358/Mysterious-alien-Wow-signal-caused-comets.html
http://www.popularmechanics.com/space/solar-system/a26767/wow-signal-mystery-solved/
Clique para acessar o Paris_WAS_103_02.pdf
Youtube:
Canal Space Today
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A
Por Credit: Big Ear Radio Observatory and North American AstroPhysical Observatory (NAAPO). – http://www.bigear.org/Wow30th/wow30th.htm, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4568335