PARA SE INSCREVER NO EVENTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO HOMEM NA LUA QUE ACONTECERÁ EM SÃO PAULO EM 21 DE JULHO DE 2019 ACESSE:
https://www.sympla.com.br/50-anos-do-homem-na-lua__541173
——————————————————————————-
SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
——————————————————————————-
Hoje, vamos falar de algo que vai nos ensinar muito sobre como funciona a ciência.
Em 2018, um grupo de astrônomos anunciou uma descoberta que chocou o mundo da astronomia.
Eles tinham descoberto uma galáxia sem matéria escura, no dia 28 de Março de 2018 eu fiz um vídeo aqui no canal falando sobre essa descoberta.
Essa falta de matéria escura é algo que desafia praticamente todo o nosso entendimento sobre o funcionamento do próprio universo.
A maneira como entendemos hoje o universo, a matéria escura é algo fundamental, primordial talvez, e que está presente em todas as galáxias, e é responsável por boa parte da sua massa.
Mas na ciência, os dados, resultados são revisados, reavaliados, e as vezes através desse processo pode-se descobrir o que estava acontecendo.
Existem duas soluções, ou você confirma o seu resultado, ou esse resultado anterior é negado e você então revisa tudo.
E foi esse o caso dessa galáxia.
Na astronomia, eu já falei várias vezes, mas vou repetir, talvez uma das propriedades mais importantes que se deve calcular com precisão e talvez também uma das mais complicadas é a distância até um objeto.
Existem diferentes maneiras de se calcular a distância e é através da distância que se pode calcular outras propriedades importantes.
Se a distância for estimada de forma errada, todas as outras propriedades também serão.
E foi exatamente isso que aconteceu com essa galáxia.
Os pesquisadores ficaram perplexos pois todos os parâmetros da galáxia que dependiam da distância estavam anômalos.
Eles então, usaram 5 métodos independentes para estimar a distância do objeto e descobriram que todos os métodos concordavam numa coisa, a galáxia estava muito mais perto do que foi calculada anteriormente.
No trabalho de 2018, a distância estimada era de 64 milhões de anos-luz, agora, a distância real e revisada é de 42 milhões de anos-luz.
Com esse novo valor na distância e refazendo os cálculos das demais propriedades, os astrônomos descobriram que a galáxia é bem normal.
A sua massa na verdade é metade da massa estimada anteriormente, e a massa das estrelas equivale a apenas 1/4 da massa anterior.
Isso implica que boa parte da massa da galáxia é proveniente da matéria escura.
Lá no vídeo de 2018 eu já falava que tudo isso era especulação e que os pesquisadores precisavam estudar mais essa galáxia para entender o que estava acontecendo.
E o resultado está aí, mostrando para todos como a ciência realmente funciona.
#MateriaEscura #Ciencia
Fontes:
https://phys.org/news/2019-06-mystery-galaxy-dark.html
https://arxiv.org/pdf/1806.10141.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br