Radar Da NASA Faz Imagem Detalhada Do Asteroide 2011 AG5

Mestre Jedi Radar Da NASA Faz Imagem Detalhada Do Asteroide 2011 AG5

No dia 3 de fevereiro de 2023, um asteroide, que é considerado um dos mais alongados do nosso Sistema Solar, ele tem uma proporção em que o seu comprimento é 3 vezes maior que a sua largura passou a uma distância de cerca de 1.8 milhão de quilômetros da Terra, algo equivalente a pouco menos que cinco vezes a distância da Terra a Lua.

Embora não houvesse risco de colisão, o asteroide que é chamado de 2011 AG5 deu uma bela oportunidade para que os pesquisadores pudessem rastreá-lo usando radar e fazer imagens espetaculares desse objeto.

Essas observações e as imagens realizadas vão ajudar os astrônomos a determinar o tamanho exato do asteroide, a sua rotação, detalhes da sua superfície e além de tudo isso, a sua forma.

Essa passagem do asteroide deu a chance pela primeira vez desde a sua descoberta em 2011 de se olhar de forma detalhada para o objeto. As primeiras observações mostraram que ele tem cerca de 500 metros de comprimento e 150 metros de largura, seria algo da escala do edifício Empire State Building em Nova York. A poderosa antena do radar de Goldstone, com seus 70 metros de diâmetro e que trabalhar a servido da Deep space Network, localizada perto de Barstow na Califórnia, revelou as dimensões desse asteroide extremamente alongado.

Dos 1040 objetos próximos da Terra observados pelo radar planetário até o momento, esse é um dos mais alongados já vistos.

As observações do radar de Goldstone, ocorreram nos dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro de 2023, capturando vários outros detalhes do objeto. Junto com uma grande e ampla concavidade em dos hemisférios do asteroide, o 2011 AG5 tem regiões escuras e claras que são bem sutis, e que podem revelar detalhes de pequena escala na sua superfície. Sobre a cor do asteroide, pode-se concluir que se ele fosse visto por olhos humanos, ele seria preto como carvão. As observações também confirmaram até o momento que o 2011 AG5 tem uma taxa de rotação lenta, levando cerca de 9 horas para dar uma volta completa em seu próprio eixo.

Mestre Jedi Radar Da NASA Faz Imagem Detalhada Do Asteroide 2011 AG5

Além de contribuir para uma melhor compreensão de como esse objeto é de fato, as observações do radar de Goldstone fornecem uma medida importante da órbita do asteroide ao redor do Sol. O radar forneceu medições de distância com precisão que irão ajudar os cientistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, o CNEOS da NASA  a refinar a órbita do asteroide.

O asteroide 2011 AG5 orbita o Sol uma vez a cada 621 dias e não terá um encontro tão próximo assim coma Terra até 2040, quando passará um pouco mais perto dessa vez, a cerca de 1.1 milhão de quilômetros da Terra, cerca de 3 vezes a distância entre a Terra e a Lua, e sem risco de colisão.

Um fato curioso, é que logo após a sua descoberta, o asteroide 2011 AG5 tinha uma pequena chance de impactar com a Terra, mas as observações contínuas e o refinamento dos parâmetros orbitais descartaram qualquer chance de impacto, e essas novas medições feitas com as imagens de radar reinarão ainda mais a sua órbita para que ele possa ser rastreado com mais precisão no futuro.

O CNEOS calcula todas as órbitas conhecidas de asteroides próximos da Terra para fornecer avaliações de possíveis riscos de impacto. Tanto o Goldstone Solar System Radar Group como o CNEOS são apoiados pelo Near-Earth Object Observations Program da NASA que fica ligado ao Escritório de Coordenação de Defesa Planetária, um dos escritórios que atualmente tem a maior verba da agência espacial. A Deep Space Network recebe supervisão programática do escritório do program de comunicações e navegação espacial dentro do diretório de missões de operações espaciais que também fica na sede da agência em Washington.

O post Radar Da NASA Faz Imagem Detalhada Do Asteroide 2011 AG5 apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.