Quanto custou a maior, mais complexa e mais cara máquina já construída pela humanidade?
Os aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de grande energia em pequeno volume e em posições arbitradas e controladas de forma precisa. Exemplos comuns de aceleradores de partículas existem nas televisões e geradores de raios-X, na produção de isótopos radioativos, na radioterapia do câncer, na radiografia de alta potência para uso industrial e na polimerização de plásticos.
O Grande Colisor de Hádrons (português brasileiro) ou Grande Colisor de Hadrões (português europeu) (em inglês: Large Hadron Collider) – LHC da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.
O LHC é o maior acelerador de partículas da história e em, poucos meses de funcionamento já revelou alguns mistérios do nosso universo, mas qual é o preço dessas descobertas?
Fontes:
Wikipédia:
Acelerador de partículas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acelerador_de_part%C3%ADculas
Grande Colisor de Hádrons
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons
Youtube:
Canal É Ciência!
https://www.youtube.com/channel/UCCW7CjNruep9gk7qkwbbVqQ