——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:
use:
#SPACETODAYNACPBR12
Algo que quase todo mundo sabe, com certeza, é que em um futuro distante, as galáxias de Andrômeda, a M31 e a nossa galáxia, a Via Láctea, irão colidir, ou se fundir em uma só.
Porém, até agora não se sabia com precisão quando.
Para descobrir isso, e também para entender melhor a natureza das galáxias e até mesmo as interações que acontecem no nosso Grupo Local, um grupo de astrônomos mergulhou a fundo na segunda base de dados disponibilizada pela missão Gaia da ESA.
Para quem não sabe ainda, a missão Gaia, mediu com precisão propriedades importantes de quase 2 bilhões de estrelas na Via Láctea, e além disso, observou e conseguiu medir também a movimentação de galáxias próximas, como as Nuvens de Magalhães, Andrômeda, a M31 e a Galáxia do Triângulo, a M33.
A 3 principais galáxias do nosso Grupo Local, ou seja, o nosso aglomerado de galáxias são a Via Láctea, a M31 e a M33.
Para entender melhor essas galáxias, os astrônomos usaram a missão Gaia para rastrear estrelas brilhantes, e assim medir com precisão a taxa de rotação dessas galáxias.
Os resultados foram muito interessantes.
Primeiro, eles mostraram que a Galáxia do Triângulo, a M33 está se movendo ao redor de Andrômeda, isso não era claro até então, mas agora com os dados precisos que os astrônomos mediram els conseguiram mostrar isso, que a Galáxia do triângulo passa perto de Andrômeda, o que explica feições incomuns observadas nas galáxias.
Mas a cereja do bolo dos resultados vem agora.
Os pesquisadores sabem que a Via Láctea e Andrômeda estão em rota de colisão.
O cálculo que se tinha até então estimava que essa colisão aconteceria daqui a aproximadamente 3.9 bilhões de anos.
Porém, com as observações precisas feitas pela missão Gaia e com os cálculos refeitos, os astrônomos concluíram que essa colisão irá acontecer daqui a 4.5 bilhões de anos, ou seja, 600 milhões de anos depois do esperado.
Esses resultados são muito interessantes e importantes, pois eles mostram que a missão Gaia, que foi lançada com o objetivo principal de estudar e entender a Via Láctea, está fazendo descobertas importantes para o entendimento da natureza de outras galáxias.
Além disso está estudando de forma precisa as interações que as galáxias realizam dentro do Grupo Local, o que é realmente surpreendente.
Como eu falei, lá em Abril de 2018, quando esses dados foram lançados, eles estão realmente revolucionando o nosso entendimento sobre as galáxias, as estrelas e as interações. E podemos esperar mais coisas ainda.
#ViaLactea #Andromeda
Fontes:
https://arxiv.org/pdf/1805.04079.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br