Às 10:31 do dia 28 de Fevereiro de 2019, horário de Brasília, a Advanced Camera For Surveys, a bordo do Telescópio Espacial Hubble, suspendeu suas operações depois que um erro foi detectado enquanto o instrumento estava realizando o seu procedimento de rotina de ligamento. O erro indicou que o software dentro da câmera não foi carregado corretamente. Uma equipe de engenheiros de sistemas do instrumento, especialistas em softwares de voo e especialista em operações de voo, rapidamente se organizou para fazer um download e analisar as informações que podem diagnosticar o problema. Essa equipe está atualmente trabalhando para identificar a causa e então poder criar um plano de recuperação.
O telescópio continua a operar normalmente, executando observações com seus outros 3 instrumentos científicos, a Wide Field Camera 3, o Cosmic Origins Spectrograph e o Space Telescope Imaging Spectrograph, que estão todos funcionando normalmente. Não existe nenhuma observação crítica programada para ser feita com a Advanced Camera for Surveys para essa semana ou para a próxima semana, e as observações que foram planejadas para as próximas duas semanas podem ser facilmente replanejadas.
Originalmente programado para durar 15 anos, o Hubble está operando por 28 anos. A última missão de serviço em 2009, pode ter estendido a vida do Hubble por 5 anos adicionais, e mesmo assim, o telescópio espacial já fez quase 9 anos a mais de observações do que o planejado depois da missão de serviço. Durante essa última missão de serviço os astronautas repararam a Advanced Camera for Surveys, instalada em 2002, depois de seu suprimento de força ter falhado em 2007.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br