Após anos de desenvolvimento, as armas laser finalmente saíram dos laboratórios e foram para o campo de batalha. O LaWS, acrônimo para Laser Weapon System (Sistema de Armamento a Laser, em português), está instalado no navio de transporte USS Ponce da marinha americana, que navega por águas por vezes hostis do Golfo Pérsico.
A primeira vantagem do LaWS em relação a outras armas é a velocidade. Por comparação, um disparo do armamento é 50 mil vezes mais veloz que um míssil balístico intercontinental.
Outra diferença é a precisão. Por não ser afetada por variáveis, como vento, distância e movimentação do alvo, é possível acertar uma região precisa do alvo.
Além disso, o sistema é muito mais barato de operar. O custo é de US$ 40 milhões, e requer apenas uma fonte de energia para funcionar. Nada de mísseis ou munição. Segundo Hughes, cada disparo custa aproximadamente US$ 1. O LaWS é indicado para a destruição de aeronaves e pequenos navios, mas a marinha americana está desenvolvendo uma segunda geração do armamento, para destruir mísseis.
Fontes:
Canal Hoje no Mundo Militar
https://www.youtube.com/channel/UCxDFRhF3Y1A_Gd0-cF8gbqQ