Pra Dentro do Sol Com a Parker Solar Probe

O Sol, é o principal astro do nosso Sistema Solar, e nós devemos muito a ele, o calor a luz e tudo mais, só existe graças a nossa estrela, porém existem muitos mistérios sobre o Sol que ainda precisam ser revelados.

E para tentar desvendar mais mistérios sobre o Astro Rei, a NASA tem um plano muito interessante que é o de lançar uma sonda chamada Parker Solar Probe.

Recentemente, a missão foi apresentada e até mudou de nome, homenageando agora o astrofísico Eugene Parker, um dos grandes estudiosos do Sol e de seus fenômenos.

Embora já existam outras missões estudando o Sol, como a SOHO, a SDO, a STEREO entre outras, essa está sendo considerada a primeira missão da humanidade para o Sol.

Essa sonda irá explorar uma região do espaço que nunca foi explorada antes, para tentar resolver questões que existem a mais de 60 anos sobre o Sol.

Para que vocês tenham uma ideia ela irá chegar a apenas 6 milhões de km do Sol, muito mais perto do que Mercúrio está do Sol, para tentar responder perguntas como, por que a coroa solar é mais quente que a superfíice do astro? Como o vento solar é gerado? Entre outras.

Todos esses estudos, e chegar tão perto assim do Sol só será possível graças uma proteção de 11.43 cm de compostos de carbono que formarão um escudo para os equipamentos, protegendo a sonda do calor de 1377 graus Celsius.

A sonda está prevista para ser lançada em Julho de 2018, e a missão será composta de 24 órbitas, cada órbita irá durar 88 dias.

O primeiro periélio acontecerá em 1 de Novembro de 2018, e em 19 de Dezembro de 2024 a sonda irá passar no seu ponto mais próximo do Sol, a apenas 6 milhões de km. E a missão se encerra em 14 de Junho de 2025.

A sonda atingirá a incrível velocidade de 720 mil km/h. Isso graças a 7 assistências gravitacionais que ela fará com o planeta Vênus.

Com tudo isso, os pesquisadores pretendem traçar o fluxo de energia que aquece e acelera a coroa solar e o vento solar.

Determinar a estrutura e a dinâmica do plasma e dos campos magnéticos nas fontes do vento solar.

E explorar os mecanismos que aceleram e transportam as partículas energéticas.

Em meados da década de 2020, esperamos ter uma outra imagem do Sol, além de conhecer um pouco mais sobre o principal astro do Sistema Solar.

Fontes:

http://parkersolarprobe.jhuapl.edu/index.php

https://www.nasa.gov/content/goddard/parker-solar-probe-humanity-s-first-visit-to-a-star

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/nasa-renames-solar-probe-mission-to-honor-pioneering-physicist-eugene-parker

Canal Blablalogia
https://www.youtube.com/channel/UC3Ooj_iDWELBumIEDejyNHQ