Melas Chasma é o segmento mais amplo do Valles Marineris, que por sua vez, é o maior sistema de cânions do Sistema Solar. Nesta região, sais de sulfato hidratado foram detectados e são encontrados extensivamente em todo o cânion. Esses depósitos de sal provavelmente indicam que a água estava presente no passado.
Esta imagem mostra muitas características interessantes que são comuns ao Melas Chasma. No extremo norte, podemos ver características típicas de “esporão e ravina” (ou crista e vale) que também marcam a borda dos Valles Marineris em todo o sistema de cânions . Emanando das calhas, vemos detritos fluindo em direção ao fundo da encosta. O fundo do vale mostra exposições esparsas de leito rochoso, que de outra forma é coberto por dunas onduladas escuras.
As encostas no norte e ao sul revelam sulfatos em camadas que foram depositados no sistema de desfiladeiros e, posteriormente, erodidos para revelar a rocha contendo sulfato em camadas. Como você pode ver nessas duas imagens, distinguir as várias camadas dentro do depósito seria bastante difícil sem cores de alta resolução.
Fonte:
https://www.uahirise.org/hipod/ESP_044892_1695
O post Possíveis Depósitos de Sulfatos Na Parte Oeste de Melas Chasma São Detectados Pela Câmera HiRISE apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br