——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Hoje vamos falar novamente sobre o nosso visitante interestelar, o 1I/Oumuamua.
Um dos objetos mais misteriosos que os astrônomos já estudaram nos últimos anos. Ele foi descoberto em 2017, e desde então, uma série de estudos já foram realizados sobre ele.
Isso é óbvio, pois é a chance quase única que os astrônomos têm de estudar um objeto que vem de outro sistema estelar.
O objeto já foi chamado de asteroide, porém ele apresenta comportamentos estranhos.
O comportamento que mais chamou a atenção dos astrônomos é o fato dele ter tido um incremento de velocidade.
O comportamento é estranho pelo seguinte, uma maneira do objeto ganhar esse aumento de velocidade é expelindo material, como acontece com um cometa, o problema é que quando ele passou perto do Sol, ele não apresentou nenhum tipo de atividade, o que seria mais lógico de acontecer, e esse aumento de velocidade só aconteceu quando ele estava mais distante do Sol.
Isso intrigou muitos os astrônomos, porém, alguns ao invés de ficarem intrigados foram buscar explicações, talvez mais fantasiosas, porém interessantes para esse comportamento.
A ideia mais incrível apresentada por dois pesquisadores recentemente é que o 1I/Oumuamua é uma vela de luz, um tipo de nave espacial que usa a pressão de radiação para gerar sua propulsão, algo parecido com o que a Breakthrough Starshot está trabalhando.
Isso explicaria porque o objeto acelerou quando estava longe do Sol, pois a força que a luz do Sol vai exercendo, faz com que aos poucos a vela comece a acelerar.
Os pesquisadores que bolaram essa explicação, conseguiram explicar também qual poderia ser a natureza do objeto.
Primeiro eles falaram que o 1I/Oumuamua poderia ser um pedaço de uma vela maior que estaria flutuando sob a influência da gravidade e da radiação solar. Isso seria algo similar aos pedaços de embarcações que são encontrados flutuando no oceano. Essa explicação é boa, pois mostra porque não foi encontrado nenhum tipo de transmissor no objeto.
Outra explicação é que o 1I/Oumuamua poderia ser um pedaço de uma tecnologia alienígena que veio explorar nosso Sistema Solar. O pior nem é isso, o pior é que ele pode ser apenas 1 de uma centena de objetos que vieram nos explorar de outro mundo.
Essa ideia é defendida pelo fato dos astrônomos já terem dito que muitos objetos interestelares podem de fato visitar o Sistema Solar.
Óbvio que essas ideias, embora a princípio pareçam boas, elas possuem muitos pontos que não conseguem explicar.
A explicação para ele funcionar como uma vela de luz é muito boa, e se isso realmente for confirmado, pode-se até dizer que o objeto é feito de um material totalmente diferente do que se conhece, e se isso realmente for verdade, mais mistérios surgirão, sobre como, por exemplo, esse material foi produzido, ou até mesmo quem o produziu.
O Oumuamua continuará sendo objeto de muitos estudos e muitas especulações.
Agora uma coisa é certa, até o momento que não tínhamos uma visita dessas, muitas ideias estavam adormecidas, e é preciso algo completamente diferente para fazer com que possamos pensar além do tradicional, para isso ele já serviu.
#MeetESO
Fonte:
https://phys.org/news/2018-11-oumuamua-extraterrestrial-solar.html
Artigo:
https://arxiv.org/pdf/1810.11490.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br