Após o PlayStation VR ser nomeado uma das melhores invenções do ano pela revista TIME, a Sony parece preparada para tentar dominar o mercado de hardware de realidade virtual. Apesar de estar disponível apenas por cerca de dois meses desde o seu lançamento em outubro, o produto já se tornou o headset VR com a maior quota de mercado em relação a outras concorrentes, como o Oculus Rift e HTC Vive.
De acordo com a pesquisa realizada pela 01consulting, uma empresa de pesquisa de mercado que registra dados sobre “os últimos meses”, a quota de mercado atual da Sony é estimada em cerca de 30%, seguida por 11% para o Oculus Rift, e 6% para o HTC Vive. O relatório contém estimativas baseadas em vendas de mais de 30 empresas e 40 produtos em todo o mundo, e o PlayStation VR é o produto líder em seu setor.
Além disso, o relatório também leva em conta a receita, além das unidades vendidas para cada fornecedor. Aparentemente, a liderança no mercado que a Sony conseguiu é devido ao preço mais barato para seus dispositivos PlayStation VR, bem como a base de instalação que a plataforma PS4 fornece. Curiosamente, as opções mais modestas como o Google Cardboard têm muito menos em quota no mercado, com apenas 8%, devido à menor base de instalação.