Quase toda a Internet, ou mais especificamente os usuários que acompanham o YouTube ficaram na expectativa quando o maior YouTuber da plataforma, PewDiePie, anunciou na semana passada que deletaria seu canal assim que ele batesse a marca de 50 milhões de inscritos, algo inédito na plataforma. Pois bem, a promessa do sueco Felix Kjellberg, foi cumprida, mas não do jeito que era esperado.
Depois de uma onda de novas assinaturas (cerca de 700 mil) nos últimos sete dias, desde que foi publicado o vídeo em que a promessa foi realizada, Kjellberg publicou nesta sexta o vídeo em que deleta o seu canal. Entretanto, ele deletou um de seus canais secundários.
Ao final do vídeo, ele claramente fez menção às suas táticas apelativas para atrair novos seguidores e toda a repercussão que sua (falsa) promessa causou na mídia, se refletindo inclusive no aumento significativo de inscrições no canal.
Kjellberg chegou a comentar o ocorrido antes de cumprir a promessa de deletar seu (outro canal): “Sabe quando você faz uma piada, e ela é exagerada além do que você imaginava?”, explicou o YouTuber.
Ou seja, PewDiePie claramente “trollou” a Internet e saiu ganhando ao bater rapidamente a sua meta de 50 milhões de inscritos.
Mesmo com a falsa promessa, a crítica feita por PewDiePie no vídeo em que fez a ameaça de sair do serviço de vídeos do Google faz algum sentido. O problema apontado pelo youtuber está no sistema de recomendações de conteúdo. De acordo com PewDiePie, apenas 1% da audiência média do seu canal de games provém das sugestões do YouTube. Antes da suposta mudança, o recurso era fonte de mais de 30% do tráfego em seus vídeos.
O serviço de streaming de vídeos negou ter feito qualquer alteração em seus algoritmo de “vídeos sugeridos” nos últimos meses, mas outros criadores de conteúdo também já fizeram a mesma reclamação. Mas essa não é a única crítica em relação ao YouTube, que também está sendo acusado de cancelar inscrições dos usuários em alguns canais. Em relação a essa afirmação, o serviço do Google diz que nunca encontrou nenhuma evidência de que isso esteja acontecendo.
Entre uma estratégia de marketing e outra, entretanto, PewDiePie segue firme como o YouTuber mais popular da plataforma, assim como o que ganha mais dinheiro com seus vídeos. Confira abaixo a lista dos mais bem pagos do YouTube.
- PewDiePie (US$ 15 milhões)
- Roman Atwood (US$ 8 milhões)
- Lilly Singh (US$ 7,5 milhões)
- Smosh (US$ 7 milhões)
- Rosanna Pansino (US$ 6 milhões)
- Tyler Oakley (US$ 6 milhões)
- Markiplier (US$ 5,5 milhões)
- German Garmendia (US$ 5,5 milhões)
- Rhett and Link (US$ 5 milhões)
- Colleen Ballinger (US$ 5 milhões)