Todo desenvolvedor que lança seu aplicativo na App Store e/ou Play Store espera que um dia ele chegue a ser o número 1 na lista de mais baixados. O problema é que, segundo uma pesquisa da Sensor Tower, 74% dos apps que chegam ao topo da loja de aplicativos da Apple não conseguem permanecer mais que um mês no “Top 25”.
De todos os aplicativos que já chegaram à primeira colocação no ranking de mais baixados, apenas 8% continuavam na lista três meses após a glória máxima.
O levantamento levou em consideração 53 aplicativos que chegaram ao primeiro lugar na loja de aplicativos da Maçã entre 2015 e 2016. Desse total, apenas o Color Switch, o Bitmoji e o Snapchat conseguiram permanecer no Top 25 por 138, 231 e 354 dias, respectivamente, após alcançar o feito.
Mostrando que a concorrência é dura na App Store, a Sensor Tower utilizou outra métrica e chegou à conclusão que 69% dos aplicativos não dura sequer 20 dias no Top 25 após alcançarem a primeira posição do ranking.
E o que a gente aprende com uma pesquisa como essa? Que chegar ao topo da App Store é algo difícil, mas mais difícil ainda é se manter relevante e visível após alcançar o topo. E isso se faz trabalhando para se manter no topo das buscas da loja virtual e em maneiras de fazer a Apple destacar seu aplicativo, que sempre deve estar alinhado às mais recentes tecnologias lançadas pela empresa.
Fonte: Cult of Mac