Um foguete desenvolvido por uma startup japonesa queimou segundos depois de ter tido uma falha no lançamento no sábado, dia 30 de Junho de 2018 no norte do Japão.
O foguete MOMO-2, desenvolvido pela Interstellar Technologies foi lançado da cidade de Taiki na ilha de Hokkaido, a mais ao norte do Japão. A ideia era que o foguete atingisse 100 km de altura, chegando no espaço.
As imagens da TV mostraram que o foguete de 10 metros chegou a voar um pouco deixando sua plataforma de lançamento antes de cair e desaparecer numa bola de fogo.
O incidente não deixou feridos.
O president da Interstellar Technologies Takahiro Inagawa disse que o foguete sofreu um problema no seu motor principal.
Ele se desculpou pela falha, e disse que sua equipe coletará os detritos do foguete para analisar o problema e melhorar o foguete.
A falha de sábado, dia 30 de Junho, foi a segunda depois do primeiro lançamento do foguete no último Julho.
O projeto foi iniciado em 2005 pelo empreendedor Takafumi Horie, fundador do serviço provedor de internet Livedoor, que se juntou com jornalistas científicos e outros fãs do espaço num esforço de desenvolver um foguete pequeno e de baixo custo para mandar satélites de informação no espaço.
Fonte:
https://phys.org/news/2018-06-maverick-entrepreneur-space-rocket-blast.html
Artigo original:
spacetoday.com.br