
Todo mundo sempre torce o nariz para o Instagram quando a rede social apaga uma foto ou vídeo considerado “sensível”, não dando qualquer chance de retratação ao usuário. Essa política de “ou é 8 ou 80”, contudo, parece estar com os dias contados.
Em uma publicação em seu blog nesta quinta-feira (23), o aplicativo revelou que em breve vai começar a borrar fotos e vídeos que contêm conteúdo “sensível”. E como exatamente isso será feito? Ao receber denúncias de que um conteúdo está em desacordo com as regras da rede social, a equipe de moderação do Instagram definirá se realmente se trata de um caso de exclusão ou apenas de uma imagem com um teor mais delicado.

No segundo caso, será aplicado um borrão sobre o conteúdo original e um aviso no topo da publicação: “Esta foto contém conteúdo sensível que pode ser ofensivo ou incomodar algumas pessoas”. Se mesmo assim o usuário quiser ver o que há ali, terá de tocar em um botão para revelar o conteúdo antes oculto.
Não foi explicado o que exatamente será considerado “conteúdo sensível”, mas o Instagram já deixou claro que as publicações não podem violar os termos de conduta e de uso da rede social.
Por fim, a empresa esclareceu que a ideia por trás disso tudo é tornar a plataforma mais segura e saudável. Como tudo isso funcionará na prática, só o tempo dirá. O Instagram não definiu uma data exata para a novidade entrar no ar.
Fonte: Instagram